Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, X. (2004). Identidade e memória na Comunidade Israelita de Lisboa: contributo para um estudo da construção identitária e da transmissão da memória na Comunidade Judaica Portuguesa contemporânea.
Exportar Referência (IEEE)
X. V. Carvalho,  "Identidade e memória na Comunidade Israelita de Lisboa: contributo para um estudo da construção identitária e da transmissão da memória na Comunidade Judaica Portuguesa contemporânea",, 2004
Exportar BibTeX
@null{carvalho2004_1732251858436,
	year = "2004"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Identidade e memória na Comunidade Israelita de Lisboa: contributo para um estudo da construção identitária e da transmissão da memória na Comunidade Judaica Portuguesa contemporânea
AU  - Carvalho, X.
PY  - 2004
AB  - Identidade e Memória na Comunidade Israelita de Lisboa é um estudo antropológico, sociológico e histórico de três gerações de judeus portugueses. A história desta comunidade inicia-se com os imigrantes do século XVIII e XIX, oriundos de Marrocos e Gibraltar, particularmente, continua com a vinda dos refugiados da II Guerra Mundial, a ‘época de ouro’ da comunidade, e na actualidade, com a geração de jovens judeus portugueses nascidos e a viverem em Lisboa. 
	O objectivo desta dissertação é o estudo dos mecanismos da construção identitária dos judeus portugueses, o papel da memória nesta construção identitária e as representações dessa mesma identidade. A história e a vida actual desta comunidade é feita recorrendo a uma reconstituição do seu passado. Para isso, entrevistámos um pouco mais do que 10% dos membros da comunidade, uma comunidade constituída por mais ou menos 300 pessoas inscritas. 
	Neste estudo, tentamos ilustrar o que é ser-se um judeu português nos nossos dias. Com esse fim, e através de entrevistas em profundidade, reconstituímos as diferentes histórias de família através de diferentes tempos e as suas memórias colectivas e familiares. Analisámos a composição da Comunidade Israelita de Lisboa, a importância da tradição, da religião e da história, em particular de determinados episódios históricos para a construção de uma identidade judaica e procurámos entender o que sentem os membros da comunidade face a Israel e ao sionismo. Com este estudo esperamos, por um lado, oferecer um contributo para o entendimento deste colectivo no contexto da sociedade portuguesa e no das suas relações com a religião judaica e o Estado de Israel. Por outro, num plano mais geral, explicitar o papel que a memória e a representação da história possuem na constituição e reprodução das identidades.  

ER  -