Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, J. (2021). O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019. In Jaime Lourenço, Paula Lopes (Ed.), Comunicação, cultura e jornalismo cultural. (pp. 93-110). Lisboa: EDIUAL.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Lourenço,  "O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019", in Comunicação, cultura e jornalismo cultural, Jaime Lourenço, Paula Lopes, Ed., Lisboa, EDIUAL, 2021, pp. 93-110
Exportar BibTeX
@incollection{lourenço2021_1714648080894,
	author = "Lourenço, J.",
	title = "O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019",
	chapter = "",
	booktitle = "Comunicação, cultura e jornalismo cultural",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "93-93",
	publisher = "EDIUAL",
	address = "Lisboa",
	url = "https://nipcom.autonoma.pt/comunicacao-cultura-e-jornalismo-cultural/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019
T2  - Comunicação, cultura e jornalismo cultural
AU  - Lourenço, J.
PY  - 2021
SP  - 93-110
DO  - 10.26619/978-989-9002-14-2.5
CY  - Lisboa
UR  - https://nipcom.autonoma.pt/comunicacao-cultura-e-jornalismo-cultural/
AB  - No âmbito da nossa investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística à estreia dos filmes de 2019 pela imprensa online portuguesa.
O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico.
O presente artigo procura, a partir da análise de conteúdo às páginas online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), do programa de rádio Cinemax, da Antena 3 e do programa de televisão Cinebox, da TVI24, identificar as características da cobertura mediática aos filmes que estrearam no ano de 2019.
Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes no momento da sua estreia, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados, o âmbito em que o filme é mencionado e as opções multimédia utilizadas nas páginas online destes órgãos de comunicação social.
ER  -