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Lourenço, J. (2021). O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019. In Jaime Lourenço, Paula Lopes (Ed.), Comunicação, cultura e jornalismo cultural. (pp. 93-110). Lisboa: EDIUAL.
J. M. Lourenço, "O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019", in Comunicação, cultura e jornalismo cultural, Jaime Lourenço, Paula Lopes, Ed., Lisboa, EDIUAL, 2021, pp. 93-110
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TY - CHAP TI - O jornalismo de cinema em Portugal: da cobertura online à estreia dos filmes de 2019 T2 - Comunicação, cultura e jornalismo cultural AU - Lourenço, J. PY - 2021 SP - 93-110 DO - 10.26619/978-989-9002-14-2.5 CY - Lisboa UR - https://nipcom.autonoma.pt/comunicacao-cultura-e-jornalismo-cultural/ AB - No âmbito da nossa investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística à estreia dos filmes de 2019 pela imprensa online portuguesa. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. O presente artigo procura, a partir da análise de conteúdo às páginas online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), do programa de rádio Cinemax, da Antena 3 e do programa de televisão Cinebox, da TVI24, identificar as características da cobertura mediática aos filmes que estrearam no ano de 2019. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes no momento da sua estreia, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados, o âmbito em que o filme é mencionado e as opções multimédia utilizadas nas páginas online destes órgãos de comunicação social. ER -