Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Medinas, C. & Magano, O. (2020). Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz. In Magano, Olga &Mendes, Maria Manuela (Ed.), CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS. (pp. 105-128). Lisboa: Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL).
C. B. Medinas and O. M. Magano, "Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz", in CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS, Magano, Olga &Mendes, Maria Manuela, Ed., Lisboa, Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL), 2020, pp. 105-128
@incollection{medinas2020_1716076102202, author = "Medinas, C. and Magano, O.", title = "Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz", chapter = "", booktitle = "CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS", year = "2020", volume = "", series = "", edition = "Magano, Olga &Mendes, Maria Manuela", pages = "105-105", publisher = "Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL)", address = "Lisboa", url = "https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/21055" }
TY - CHAP TI - Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz T2 - CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS AU - Medinas, C. AU - Magano, O. PY - 2020 SP - 105-128 CY - Lisboa UR - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/21055 AB - Através de um estudo desenvolvido em Reguengos de Monsaraz procurou-se conhe-cer de que forma é que as pessoas ciganas acedem e manuseiam recursos tecnológicos e de informação, essenciais para a vida quotidiana nas sociedades contemporâneas. Com esse objetivo foi aplicado um inquérito por questionário a pessoas ciganas residentes em Reguengos de Monsaraz cujos resultados revelam que 75% dos inquiridos abandonaram a escola e 38% não sabem ler, ou seja, é revelado um quadro de analfabetismo, abandono escolar e iliteracia, que são os principais constrangimentos para exercer a literacia digital. Apesar de as pessoas ciganas já terem contactado com alguma forma de tecnologia há dificuldades em aceder a computadores e a Internet: por um lado, são poucas as pessoas que dispõem destes serviços e equipamentos em casa e, por outro lado, não têm competências suficientes para um uso autó-nomo. Muitos ciganos reguenguenses acedem a equipamentos e à Internet nos espaços munici-pais, no entanto, responsáveis destes espaços salientam as dificuldades de leitura e escrita, sendo necessário um apoio personalizado. Ou seja, verifica-se que a situação de pobreza e ex-clusão em que esta população se encontra provoca um outro tipo de exclusão, que é a infoex-clusão e a iliteracia traduzida também em iliteracia digital. ER -