Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Vegard, P. & Belchior-Rocha, H. (2020). O digital na intervenção com Familias. I Congreso Internacional de Trabajo Social Digital.
Exportar Referência (IEEE)
P. Vegard and H. M. Rocha,  "O digital na intervenção com Familias", in I Congreso Internacional de Trabajo Social Digital, Conferncia Online, 2020
Exportar BibTeX
@misc{vegard2020_1711709829622,
	author = "Vegard, P. and Belchior-Rocha, H.",
	title = "O digital na intervenção com Familias",
	year = "2020",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O digital na intervenção com Familias
T2  - I Congreso Internacional de Trabajo Social Digital
AU  - Vegard, P.
AU  - Belchior-Rocha, H.
PY  - 2020
CY  - Conferncia Online
AB  - Esta apresentação tem como objetivo a partilha das respostas desenvolvidas durante o período de estado de emergência em Portugal por uma equipa de trabalho de capacitação e intervenção famíliar e  a forma como integrou ativamente os planos de contingência e desafios colocados através das TIC, o que se aprendeu e o que se pode fazer melhor. 
Uma segunda fase da pandemia COVID-19 virá. Não tenhamos dúvida que os assistentes sociais serão agentes chave para que a sociedade se reconstrua. As relações familiares e sociais terão de ser tratadas e a situação de estabilidade e acompanhamento às famílias a vários níveis terá de ser devolvida, através da implementação de novas políticas sociais que promovam a qualidade de vida das pessoas que se encontram em situação vulnerável, de doença e de pobreza. Mas não se pode esperar, temos que nos adaptar e antecipar cenários, o que requer: 
Resiliência e perseverança assegurando condições de trabalho para que as equipas continuem a tratar e acompanhar as famílias, garantindo a possibilidade de realizar o teletrabalho assim como, ter acesso direto aos recursos indispensáveis para resolver situações de risco resultantes do isolamento forçado e voluntario. 
Motivação e foco, considerar o bem-estar familiar e social, potenciando um ambiente de compreensão dentro das equipas; potenciando o trabalho dos profissionais.  
Reforçar a articulação em rede. 
São estes alguns dos pontos para os quais os assistentes sociais devem ser capacitados e equipados com  materiais e procedimentos necessários, de modo a que o cuidado a pessoas dependentes e vulneráveis seja assegurado, associando a flexibilidade e adaptação às novas orientações que vão surgindo e que se julga pertinente partilhar, refletir e debater. 
Objectivos: Compartilhar uma experiencia com Intervenção familiar através de Atendimentos por vídeo chamada; criação de uma Plataforma colaborativa com as famílias PADLET; intervenção com as familias e crianças adoptando as TIC com  jogos de dinâmicas familiares; compreender como investir na literacia digital dos profissionais e do público alvo demonstrando como as tecnologias podem complementar a  intervenção do assistente social a vários níveis.

ER  -