Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Costa, R., Sales Oliveira, C. & Barbosa, A. M. (2020). Desenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade. Fórum Sociológico. 36, 67-76
Exportar Referência (IEEE)
C. R. Pisco et al.,  "Desenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade", in Fórum Sociológico, no. 36, pp. 67-76, 2020
Exportar BibTeX
@article{pisco2020_1714048934598,
	author = "Costa, R. and Sales Oliveira, C. and Barbosa, A. M.",
	title = "Desenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade",
	journal = "Fórum Sociológico",
	year = "2020",
	volume = "",
	number = "36",
	doi = "10.4000/sociologico.9216",
	pages = "67-76",
	url = "https://journals.openedition.org/sociologico/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Desenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade
T2  - Fórum Sociológico
IS  - 36
AU  - Costa, R.
AU  - Sales Oliveira, C.
AU  - Barbosa, A. M.
PY  - 2020
SP  - 67-76
SN  - 0872-8380
DO  - 10.4000/sociologico.9216
UR  - https://journals.openedition.org/sociologico/
AB  - Este artigo debruça-se sobre as potencialidades do sketching nos estudos de mobilidade. Começando por cruzar as preocupações e especificidades das metodologias móveis com as questões levantadas pelo uso das metodologias baseadas na arte em ciências sociais e em particular na sociologia, confronta-se este enquadramento teórico metodológico com a experiência de um workshop de metodologias móveis organizado no contexto de um seminário sobre mobilidades.
Os resultados desta experiência fizeram emergir três temas que se afiguram centrais para a problematização do recurso ao desenho enquanto ferramenta ao serviço das metodologias móveis: o aparente determinismo imposto pelas competências e skills preexistentes; a importância do tempo na observação da passagem do tempo; e, por fim, as questões éticas associadas ao acto de desenhar in loco. Conclui-se com uma reflexão sobre os principais desafios que se colocam ao uso desta ferramenta na investigação social aplicada aos estudos de mobilidade.
ER  -