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Moriais, A. M., Neves, I. P., Antunes, H., Fontinhas, F., Medeiros, A., Peneda, D....Reis, E. (1996). Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico. Revista de Educação. 5 (2), 69-93
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M. A.M. et al.,  "Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico", in Revista de Educação, vol. 5, no. 2, pp. 69-93, 1996
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	pages = "69-93",
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TY  - JOUR
TI  - Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico
T2  - Revista de Educação
VL  - 5
IS  - 2
AU  - Moriais, A. M.
AU  - Neves, I. P.
AU  - Antunes, H.
AU  - Fontinhas, F.
AU  - Medeiros, A.
AU  - Peneda, D.
AU  - Reis, E.
PY  - 1996
SP  - 69-93
SN  - 0871-3928
UR  - http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/
AB  - O estudo faz parte de um projeto de investigação-açcão que tem como objetivo principal a procura de práticas pedagógicas mais favoráveis à aprendizagem de todos os alunos, particularmente dos alunos socialmente mais desfavorecidos. Realizado no âmbito do projecto ESSA, o estudo dá continuidade a outro trabalho (Morais et al. 1993) em que se analisou o efeito de três práticas pedagógicas sociologicamente distintas no aproveitamento em ciências de alunos pertencentes a diferentes grupos sociais (classe social, etnia, género). No presente estudo foram implementadas duas novas práticas pedagógicas cuja concepção se baseou nos resultados sugeridos pela investigação anterior. Teoricamente, a investigação usa como principal estrutura conceptual de análise o modelo do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990).
Os resultados do estudo sugerem que práticas pedagógicas sociologicamente distintas influenciam de modo diferente o aproveitamento em ciências, dependendo do grupo social dos alunos e das competências desenvolvidas. Sugerem ainda que determinadas características da prática pedagógica se revelam, relativamente a outras, mais favoráveis ao desenvolvimento científico e socio-afectivo dos alunos. O estudo salienta a importância de se proceder a uma caracterização sociológica das práticas pedagógicas e a importância do contexto social da sala de aula na alteração do padrão de aproveitamento diferencial dos alunos.
ER  -