Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Morais, A. M., Peneda, D., Medeiros, A., Neves, I. P., Reis, E. & Salgueiro, F. (1996). Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola. Revista Portuguesa de Educação. 9 (2), 1-28
M. A.M. et al., "Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 9, no. 2, pp. 1-28, 1996
@article{a.m.1996_1732212092841, author = "Morais, A. M. and Peneda, D. and Medeiros, A. and Neves, I. P. and Reis, E. and Salgueiro, F.", title = "Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola", journal = "Revista Portuguesa de Educação", year = "1996", volume = "9", number = "2", pages = "1-28", url = "https://revistas.rcaap.pt/rpe/about" }
TY - JOUR TI - Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola T2 - Revista Portuguesa de Educação VL - 9 IS - 2 AU - Morais, A. M. AU - Peneda, D. AU - Medeiros, A. AU - Neves, I. P. AU - Reis, E. AU - Salgueiro, F. PY - 1996 SP - 1-28 SN - 0871-9187 UR - https://revistas.rcaap.pt/rpe/about AB - O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico. ER -