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Morais, A. M., Peneda, D., Medeiros, A., Neves, I. P., Reis, E. & Salgueiro, F. (1996). Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola. Revista Portuguesa de Educação. 9 (2), 1-28
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M. A.M. et al.,  "Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 9, no. 2, pp. 1-28, 1996
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TY  - JOUR
TI  - Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
T2  - Revista Portuguesa de Educação
VL  - 9
IS  - 2
AU  - Morais, A. M.
AU  - Peneda, D.
AU  - Medeiros, A.
AU  - Neves, I. P.
AU  - Reis, E.
AU  - Salgueiro, F.
PY  - 1996
SP  - 1-28
SN  - 0871-9187
UR  - https://revistas.rcaap.pt/rpe/about
AB  - O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.
ER  -