Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas. Educar em Revista. 1 (especial), 109-135
D. M. Fernandes, "Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas", in Educar em Revista, no. 1 (especial), pp. 109-135, 2015
@article{fernandes2015_1732208973282, author = "Fernandes, D.", title = "Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas", journal = "Educar em Revista", year = "2015", volume = "", number = "1 (especial)", doi = "10.1590/0104-4060.41488", pages = "109-135" }
TY - JOUR TI - Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas T2 - Educar em Revista IS - 1 (especial) AU - Fernandes, D. PY - 2015 SP - 109-135 SN - 0104-4060 DO - 10.1590/0104-4060.41488 AB - O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que partilhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões relacionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens. ER -