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Haddad, Samir R. (2019). Perceção da Cidadania Digital – a importância dos programas de inclusão digital para classes sociais desfavorecidas, em Belo Horizonte, Brasil. I-373
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S. R. Haddad,  "Perceção da Cidadania Digital – a importância dos programas de inclusão digital para classes sociais desfavorecidas, em Belo Horizonte, Brasil",, pp. I-373, 2019
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TY  - GEN
TI  - Perceção da Cidadania Digital – a importância dos programas de inclusão digital para classes sociais desfavorecidas, em Belo Horizonte, Brasil
AU  - Haddad, Samir R.
PY  - 2019
SP  - I-373
AB  - Ser cidadão é ter direitos e deveres, é poder manifestar opinião, intervir e atuar, em nível civil, social e político, das mais diversas formas, e na elaboração de normas e padrões de convivência em sociedade. Para mitigar as desigualdades da participação cidadã, ampliadas pela sociedade em rede que privilegia quem domina as tecnologias e nela sabe se mover, algumas políticas públicas de inclusão digital têm sido implementadas em diversos países, mas pouco tem sido feito para avaliar as suas finalidades. Perceber a importância das políticas de inclusão digital e, em particular, do Programa Telecentros.br de Belo Horizonte (em Minas Gerais, Brasil), como promotor do exercício da cidadania digital para as classes sociais de baixa renda, é a questão central desta pesquisa científica, a que procuramos responder na sequência de três estudos, interligados. O primeiro, bibliográfico e documental, explora, em profundidade, os temas ou conceitos de Cidadania, Telecentros e Sociedade em Rede, e permite-nos verificar as principais dimensões associadas a estas temáticas, confirmar a escassez  de estudos relacionados com o tema central e, ainda, propor um primeiro framework para possível avaliação do Programa Telecentros.br. O segundo, igualmente de índole qualitativa, é um extenso estudo exploratório que se fundamenta na realização de grupo focal, em cinco Telecentros. Os dados obtidos são tratados por análise de conteúdo temática. O terceiro é inferencial e de índole quantitativa, com base num questionário por nós desenvolvido e disponibilizado online nos Telecentros de Belo Horizonte. Esse estudo envolveu 515 participantes e os dados obtidos foram tratados por meio de diferentes técnicas de análise estatística, de acordo com os objetivos propostos. Os resultados desses três estudos complementam-se e confirmam a importância dos Telecentros na promoção do exercício da cidadania, com base nas percepções dos participantes sobre as TIC, a Cidadania e o Telecentro que encontramos. Essas revelam-nos as dimensões centrais de cada um desses três temas estudados (e os indicadores que as integram), o que nos permite não só sistematizar algumas propostas de melhoria para o funcionamento dos Telecentros, como, igualmente, propor um conceito alargado de cidadania digital e, também, um modelo conceitual para a cidadania. Esperamos assim contribuir para as políticas de inclusão de digital e os programas que se lhe associam.
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