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Martins, M. (2021). As bases neurobiológicas da leitura. In Rui A. Alves, Isabel Leite (Ed.), Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC. (pp. 63-86).: Ministério da Educação (MEC).
M. S. Martins, "As bases neurobiológicas da leitura", in Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC, Rui A. Alves, Isabel Leite, Ed., Ministério da Educação (MEC), 2021, pp. 63-86
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TY - CHAP TI - As bases neurobiológicas da leitura T2 - Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC AU - Martins, M. PY - 2021 SP - 63-86 UR - file:///C:/Users/cmsbl/Downloads/manual_do_curso_abc.PDF AB - Ler é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o objetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a combinação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neuronais e é influenciada por fatores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral esquerdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da dislexia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cérebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contributo mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo sobre esses défices. ER -