Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferreira, J. (2014). Estudos de Pós-graduação de doutoramento em Serviço Social. A experiência Portuguesa. I Congresso Internacional de Facultades y Escuelas de Trabajo Social. 
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Ferreira,  "Estudos de Pós-graduação de doutoramento em Serviço Social. A experiência Portuguesa", in I Congr.o Internacional de Facultades y Escuelas de Trabajo Social. , Múrcia, 2014
Exportar BibTeX
@null{ferreira2014_1716341891890,
	year = "2014",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estudos-de-pos-graduacao-de-doutoramento-em-servico-social-a-experiencia-portuguesa/20936?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Estudos de Pós-graduação de doutoramento em Serviço Social. A experiência Portuguesa
T2  - I Congresso Internacional de Facultades y Escuelas de Trabajo Social. 
AU  - Ferreira, J.
PY  - 2014
CY  - Múrcia
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estudos-de-pos-graduacao-de-doutoramento-em-servico-social-a-experiencia-portuguesa/20936?lang=en
AB  - Com o desenvolvimento da formação pós-graduada o Serviço Social ganha reconhecimento nas diferentes áreas das ciências sociais e humanas.

 inscreve o seu objeto de estudo em Serviço Social nos domínios da investigação e da formação. 

produz desafios para o Serviço Social, nomeadamente ao nível do desenvolvimento da investigação com a constituição de centros de investigação em Serviço Social.
A produção científica levou ao aumento de publicações e a novos produtos formativos nos domínios da pós-graduação, os cursos de estudos avançados em áreas temáticas do Serviço Social sobre a família, o pensamento crítico e outros em serviço social.
Esta formação tem impacto no reconhecimento do Serviço Social como área científica pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior. 
Criou a possibilidade de participação de doutores em Serviço Social nas  comissões de decisão e avaliação de cursos de Serviço Social;
Impactos a nível de formação nomeadamente: aprofundamento dos programas de teoria e metodologia do serviço social; maior exigência na articulação interdisciplinar nas áreas que constituem o currículo de formação inicial em serviço social; enriquecimento dos conteúdos do serviço social em matéria de rigor e objeto do serviço social; no reconhecimento do serviço social como área científica.
Este processo de qualificação de exelência ao nível de Doutor em Serviço Social  garantiu maior autonomia, participação e decisão do Serviço Social no sistema universitário com influências positivas e directas na profissão e também nas entidades empregadoras e nas entidades promotoras de políticas sociais. 

ER  -