Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marques Alves, P. (2020). Desafios e condicionalismos no estudo do sindicalismo em Portugal. Seminário do GI de Identidades, Culturas e Vulnerabilidades do ICS – Instituto de Ciências Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Alves,  "Desafios e condicionalismos no estudo do sindicalismo em Portugal", in Seminário do GI de Identidades, Culturas e Vulnerabilidades do ICS – Instituto de Ciências Sociais, Lisboa, 2020
Exportar BibTeX
@misc{alves2020_1714287524062,
	author = "Marques Alves, P.",
	title = "Desafios e condicionalismos no estudo do sindicalismo em Portugal",
	year = "2020"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Desafios e condicionalismos no estudo do sindicalismo em Portugal
T2  - Seminário do GI de Identidades, Culturas e Vulnerabilidades do ICS – Instituto de Ciências Sociais
AU  - Marques Alves, P.
PY  - 2020
CY  - Lisboa
AB  - Surgidos na sequência da emergência da sociedade capitalista, os sindicatos constituem uma das mais importantes instituições do mercado de trabalho. A partir da década de 70 os seus recursos de poder começaram a ser erodidos entrando numa crise profunda, a qual constitui atualmente uma sua característica dominante à escala internacional. As suas causas são múltiplas, nelas se mesclando fatores exógenos ao movimento com outros que lhe são endógenos. Por todo o mundo, o sindicalismo só muito tardiamente enfrentou a situação, implementando desde então um conjunto de ações diversificadas, mas com um alcance extremamente limitado. Portugal segue o padrão internacional, quer no que respeita ao decréscimo da sindicalização quer no que se refere às respostas dadas ao refluxo. Porém, a crise não representa necessariamente uma decadência inexorável do sindicalismo conducente ao seu desmoronamento definitivo. Este cenário só poderá ocorrer se o sindicalismo não adotar uma perspetiva transformadora em termos de organização e de práticas sindicais. Neste seminário serão abordadas quatro pesquisas realizadas com o movimento sindical português.
ER  -