Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cachado, R. (2021). Políticas sociais lentas, resistências lentas:  caso dos hindus da Quinta da Vitória. In João Carlos Louçã e Paula Godinho (Ed.), Quando a história acelera: resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro. Lisboa:  Instituto de História Contemporânea.
Exportar Referência (IEEE)
R. D. Cachado,  "Políticas sociais lentas, resistências lentas:  caso dos hindus da Quinta da Vitória", in Quando a história acelera: resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro, João Carlos Louçã e Paula Godinho, Ed., Lisboa,  Instituto de História Contemporânea, 2021
Exportar BibTeX
@incollection{cachado2021_1711719493382,
	author = "Cachado, R.",
	title = "Políticas sociais lentas, resistências lentas:  caso dos hindus da Quinta da Vitória",
	chapter = "",
	booktitle = "Quando a história acelera: resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = " Instituto de História Contemporânea",
	address = "Lisboa",
	url = "https://ihc.fcsh.unl.pt/quando-historia-acelera/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Políticas sociais lentas, resistências lentas:  caso dos hindus da Quinta da Vitória
T2  - Quando a história acelera: resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro
AU  - Cachado, R.
PY  - 2021
DO  - 10.34619/jcwq-hr49
CY  - Lisboa
UR  - https://ihc.fcsh.unl.pt/quando-historia-acelera/
AB  - O programa especial de realojamento (PER) realojou milhares de famílias de bairros em habitação social especialmente construída para substituir os então chamados “bairros de barracas”. As histórias que este programa encerra são muitas e estão retratadas na literatura sobre habitação social, mas o acompanhamento destes processos num tempo longo encerra por sua vez histórias particulares de moradores que esperaram, em determinadas situações, décadas pelo realojamento.
Neste capítulo retomo um trabalho de campo etnográfico que seguiu de perto um conjunto de famílias que habitavam o bairro Quinta da Vitória, cujo processo de realojamento foi moroso e sem solução habitacional para uma parte importante dos seus moradores. O enfoque será feito relativamente ao momento em que os moradores do bairro participaram ativamente num movimento pela defesa do direito à habitação, em 2006. Se passados mais de dez anos, a literatura sobre habitação cresceu exponencialmente, a proposta é voltar atrás para procurar compreender melhor como se opera um caso de participação de moradores de um bairro onde há anos não existia movimento associativo. 
ER  -