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Junça Silva, A. (2020). Emoções e bem-estar no trabalho. In Psicossociologia das Organizações – Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo .
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A. L. Silva,  "Emoções e bem-estar no trabalho", in Psicossociologia das Organizações – Fundamentos e Aplicações, Lisboa, Edições Silabo , 2020
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TY  - CHAP
TI  - Emoções e bem-estar no trabalho
T2  - Psicossociologia das Organizações – Fundamentos e Aplicações
AU  - Junça Silva, A.
PY  - 2020
CY  - Lisboa
AB  - O bem-estar ocupa um lugar central nas necessidades e motivações de qualquer pessoa ao longo do seu ciclo de vida. O sentido e a experiência da felicidade e do bem-estar têm atraído a atenção de reconhecidos filósofos e pensadores, desde há muitos séculos. Contudo, nas últimas décadas, tem-se observado um aumento da investigaçao científica no sentido de se compreender e explicar o bem-estar e a felicidade. A linha de investigação tradicional focou-se, ao longo de muitos anos, no estudo da doença, da depressão, do stress ou de outras experiências psicológicas negativas. Esta tendência preocupou-se sobretudo em perceber as consequências deste tipo de estados ou experiências negativas. Por oposição, e mais recentemente, surgiu uma linha de investigação denominada Psicologia Positiva, que veio realçar a necessidade de estudar também estados psicológicos positivos. Esta linha tem vindo a demonstrar que, não só é importante olhar para os estados ou experiências negativas, mas também compreender as experiências positivas e a forma como contribuem para o bem-estar dos indivíduos. No quadro desta tendência desenvolveu-se também a preocupação em estudar a felicidade e o bem-estar das pessoas no trabalho. Neste capítulo apresentam-se algumas das principais abordagens e variáveis relativas à felicidade e bem-estar no contexto de trabalho.
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