Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Correia, S.B. (2017). RELAÇÕES DE GÉNERO EM CONTEXTO DE TRABALHO CRIATIVO.
Export Reference (IEEE)
S. A. Correia,  "RELAÇÕES DE GÉNERO EM CONTEXTO DE TRABALHO CRIATIVO",, 2017
Export BibTeX
@null{correia2017_1715924070104,
	year = "2017"
}
Export RIS
TY  - GEN
TI  - RELAÇÕES DE GÉNERO EM CONTEXTO DE TRABALHO CRIATIVO
AU  - Correia, S.B.
PY  - 2017
AB  - A investigação propõe-se a compreender de que forma a geração dos jovens criativos, digitais e urbanos se posiciona face à ordem de género vigente. Procura-se para o específico dos contextos de trabalho, e também para os domínios da vida social, recolher representações e práticas ilustrativas das relações de género em que os jovens participam.
A investigação envolve 26 mulheres e homens com idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos residentes em meio urbano (Lisboa, Porto e Braga) e que exercem profissões do meio cultural e criativo.
O sector criativo é considerado, se comparado com outros sectores da economia, tolerante, igualitário e menos hierarquizado, em termos das relações de género (e outras). A revisão da bibliografia e a presente investigação mostram, todavia, como os ambientes de trabalho criativos não são imunes às desigualdades e discriminações de género contra as mulheres.
A dissertação assenta numa metodologia qualitativa, usando como instrumento a entrevista semi-directiva. A análise dos resultados sistematiza os depoimentos de acordo com uma grelha que cruza representações de género, relações de género no trabalho, relação trabalho-vida familiar e participação cívica dos jovens. Deste estudo emergem três perfis-tipo ilustrativos da geração de jovens criativos urbanos: os alheados, os instalados e os implicados. 

ER  -