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Sampaio, S., Vidal, F. & Lourenço, I. (2021). Desafios do “turístico” na atualidade: uma introdução surpreendida por uma pandemia. Etnográfica . 25 (1), 119-129
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P. S. Sampaio et al.,  "Desafios do “turístico” na atualidade: uma introdução surpreendida por uma pandemia", in Etnográfica , vol. 25, no. 1, pp. 119-129, 2021
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TY  - JOUR
TI  - Desafios do “turístico” na atualidade: uma introdução surpreendida por uma pandemia
T2  - Etnográfica 
VL  - 25
IS  - 1
AU  - Sampaio, S.
AU  - Vidal, F.
AU  - Lourenço, I.
PY  - 2021
SP  - 119-129
SN  - 0873-6561
DO  - 10.4000/etnografica.9851
UR  - https://journals.openedition.org/etnografica/
AB  - Durante muitos anos, o turismo foi visto como um objeto de estudo emergente cuja pertinência e legitimidade científica eram frequentemente questionadas. Antropólogos e sociólogos experimentaram e, em alguns casos, relataram (ex.: Nash 2005) as dificuldades e os desafios próprios de quem se dedica a construir um novo campo de investigação: ausência de financiamento; inexistência de quadros conceptuais e disciplinares adequados; incompreensão por parte dos pares; e, de uma forma geral, uma certa marginalização académica, capaz de gerar, nos seus intervenientes, tanto de entusiasmo quanto de frustração. A perceção do turismo e dos turistas como “intrusos” no trabalho de campo foi dando lugar à vontade de compreender essa presença (M. Silva 1993; Doquet 2010). Foi quando o turismo se afirmou como uma indústria internacional em rápida ascensão, a partir de finais dos anos 60 do século passado, que o interesse das ciências sociais pelo turismo ganhou força e forma. Existe uma bibliografia considerável que procura traçar as origens, expansão e consolidação desse interesse (ex.: Nash 2005; Dann e Parrinello 2009), dando-nos a ver as principais tendências que se estabeleceram desde a criação dos primeiros seminários e cursos (Graburn 1980) até à “explosão” de estudos, em anos mais recentes, muito para lá do âmbito das ciências sociais (cf. Jamal e Robinson 2009) e dos centros geográficos de conhecimento de onde estes estudos começaram por emanar.
ER  -