Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cândido, Ana Filipa. (2020). Imigração, heterogeneidade migrante e desempenho escolar: uma análise extensiva na Área Metropolitana de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
A. F. Cândido,  "Imigração, heterogeneidade migrante e desempenho escolar: uma análise extensiva na Área Metropolitana de Lisboa",, 2020
Exportar BibTeX
@null{cândido2020_1734958916470,
	year = "2020",
	url = "https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22344"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Imigração, heterogeneidade migrante e desempenho escolar: uma análise extensiva na Área Metropolitana de Lisboa
AU  - Cândido, Ana Filipa.
PY  - 2020
UR  - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22344
AB  - Em Portugal, o domínio da investigação sobre as relações entre imigração, etnicidade e educação centrouse, durante um longo período de tempo, nos desempenhos e trajetórias escolares individuais dos alunos.Este centramento contrastava com o destaque dado à investigação e ao debate sobre o efeito-escola e o efeito-turma naquela relação, muito por efeito do Relatório Coleman. Estes tópicos de investigação e debate só mais recentemente teriam maior desenvolvimento em Portugal. É sobretudo a partir da segunda década do século XXI que se multiplicam estudos que procuram relacionar a vertente organizacional da escola, a formação de turmas e as características culturais e sociais da turma e da escola com o desempenho escolar de uma população escolar que, factualmente, está em desvantagem nos sistemas educativos: os alunos com background imigrante de meios sociais desfavorecidos.
Neste quadro, a presente investigação pretende contribuir para a discussão, em Portugal, sobre o efeitoescola e o efeito-turma no desempenho escolar dos alunos da escola pública com background imigrante. Complementarmente, procura também evidenciar as diferenças nesse desempenho devidas à heterogeneidade migrante. Para o efeito usa microdados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) sobre os alunos da Área Metropolitana de Lisboa matriculados nos segundo e terceiro ciclos do ensino básico entre 2012/13 e 2016/17. São quatro os objetivos principais prosseguidos: (i) comparar o perfil sociocultural dos alunos por origem nacional e background migratório; (ii) relacionar resultados escolares e condições sociais e culturais dos alunos; (iii) analisar as características socioétnicas das turmas e das escolas; e, por último, (iv) comparar o desempenho de alunos com diferentes características socioculturais e diferentes inserções em escolas e turmas com graus variáveis de segregação socioétnica. Para este último objectivo recorreu-se a uma análise estatística de regressões linear múltiplas.
ER  -