Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Quintela, Denise Henriques (2020). Marca Portugal: Políticas e Atores. Lisboa. Mundos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Quintela,  Marca Portugal: Políticas e Atores, 1 ed., Lisboa, Mundos Sociais, 2020
Exportar BibTeX
@book{quintela2020_1714021560461,
	author = "Quintela, Denise Henriques",
	title = "",
	year = "2020",
	editor = "",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "",
	edition = "1",
	publisher = "Mundos Sociais",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Marca Portugal: Políticas e Atores
VL  - 1
AU  - Quintela, Denise Henriques
PY  - 2020
CY  - Lisboa
AB  - A globalização gera fenómenos de homogeneização e, paralelamente, uma forte competição entre os países que cria necessidades de diferenciação, a que os governos procuram dar resposta com políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm desenvolvido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e promoverem o progresso socioeconómico pela captação de investimento estrangeiro, turismo, imigração qualificada, exportações, influencia na diplomacia internacional e em organismos supranacionais, entre outras mais valias. O agendamento político da Marca Portugal surgiu neste contexto, em 1999. 
Neste livro, reconstrói-se o percurso da Marca Portugal desde os seus antecedentes, recuperando e analisando memórias, testemunhos e documentos que se encontravam dispersos, bem como entrevistando os principais agentes envolvidos. 
Identificam-se e observam-se ideias políticas, atores, instituições, constrangimentos, estratégias de mediação e recursos de poder prevalecentes na construção da Marca Portugal, ao longo do tempo, estudando o alinhamento desta trajetória com estratégias de desenvolvimento económico do País e integrando-a num modelo de comparabilidade internacional de fatores de sucesso de marcas país. 
Sistematizam-se também visões do que deve ser o futuro da Marca Portugal, pela voz dos atores que a têm protagonizado.

ER  -