Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, J. S., Azevedo, J., Gomes, RT & Lima, M. J. (2021). Profissionais independentes dos mundos da arte em Portugal. XI Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
J. S. Neves et al.,  "Profissionais independentes dos mundos da arte em Portugal", in XI Congr.o Português de Sociologia, Online, 2021
Exportar BibTeX
@misc{neves2021_1713993954514,
	author = "Neves, J. S. and Azevedo, J. and Gomes, RT and Lima, M. J.",
	title = "Profissionais independentes dos mundos da arte em Portugal",
	year = "2021",
	url = "https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Profissionais independentes dos mundos da arte em Portugal
T2  - XI Congresso Português de Sociologia
AU  - Neves, J. S.
AU  - Azevedo, J.
AU  - Gomes, RT
AU  - Lima, M. J.
PY  - 2021
CY  - Online
UR  - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
AB  - A crise provocada pela pandemia COVID-19 veio evidenciar as caraterísticas do trabalho independente quanto à precariedade e à falta de proteção social dos rendimentos, à urgência das medidas de apoio social e à regulação da profissão. Evidenciou igualmente as lacunas de conhecimento nas estatísticas do emprego e nos estudos sobre os mundos artísticos e culturais. Como tem sido salientado por diversos agentes e entidades do sector, sabemos muito pouco sobre a estrutura desse universo em Portugal, em várias dimensões sociológicas relevantes, sobre as áreas e as funções e respetivas caraterísticas sociais, profissionais e laborais dos que que constituem os diversos mundos artísticos e culturais – criadores, artistas e intérpretes, técnicos, pessoal de suporte. Sem esquecer justamente os impactos da covid-19 nestes mundos. É neste contexto que o Observatório Português das Atividades Culturais leva a cabo o Inquérito aos profissionais independentes das Artes e da cultura, um dos módulos de um estudo mais vasto – Estudo sobre o Sector Artístico e Cultural - que por sua vez resulta de uma parceria institucional entre a DGARTES e o ISCTE. Este inquérito privilegiou uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, online, autopreenchido, com uma amostra por bola de neve, ainda num contexto de grave crise pela covid-19, aplicado em outubro de 2020. Nesta comunicação apresentamos os resultados deste inquérito quanto aos perfis sociais e laborais por área artística e cultural e por função. Avançamos também resultados quanto ao impacto da covid-19 nestes profissionais.
ER  -