Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Assis, R. V. (2012). Jovens, consumo cultural e distinção social. Revista Habitus. 10, 126-142
R. V. Assis, "Jovens, consumo cultural e distinção social", in Revista Habitus, vol. 10, pp. 126-142, 2012
@article{assis2012_1711658432824, author = "Assis, R. V.", title = "Jovens, consumo cultural e distinção social", journal = "Revista Habitus", year = "2012", volume = "10", number = "", pages = "126-142" }
TY - JOUR TI - Jovens, consumo cultural e distinção social T2 - Revista Habitus VL - 10 AU - Assis, R. V. PY - 2012 SP - 126-142 SN - 1809-7065 AB - O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o consumo cultural e a constituição de identidades em jovens assistidos por políticas públicas culturais nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, parte da Região Metropolitana do Recife (PE). O estudo orienta-se com base no pensamento de Bourdieu (2008) e nos estudos culturais, especialmente, Canclini (2003) e Hall (2006), para analisar as práticas sociais e a relação entre políticas públicas culturais e transformações disposicionais. Foram entrevistados jovens, com idade entre 15 e 29 anos, participantes de projetos contemplados pelos editais dos Pontos de Cultura, uma política de incentivo à cultura promovida durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). O método empregado no levantamento para o recrutamento dos indivíduos e para o levantamento de dados foi o snowball. Enfatizam-se as práticas de distinção social atrelada às atividades de consumo cultural, buscando identificar a hierarquia dos bens escolhidos para consumo entre os jovens e como esses bens são considerados no campo das políticas públicas culturais. ER -