Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Di Giovanni, C.  & Cachado, R. (2021). Habitação social e processo (contínuo) de realojamento: o caso do bairro Padre Cruz em Lisboa. XI Congresso de Sociologia Portuguesa.
Exportar Referência (IEEE)
C. F. Giovanni and R. D. Cachado,  "Habitação social e processo (contínuo) de realojamento: o caso do bairro Padre Cruz em Lisboa", in XI Congr.o de Sociologia Portuguesa, 2021
Exportar BibTeX
@misc{giovanni2021_1713541387313,
	author = "Di Giovanni, C.  and Cachado, R.",
	title = "Habitação social e processo (contínuo) de realojamento: o caso do bairro Padre Cruz em Lisboa",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Habitação social e processo (contínuo) de realojamento: o caso do bairro Padre Cruz em Lisboa
T2  - XI Congresso de Sociologia Portuguesa
AU  - Di Giovanni, C. 
AU  - Cachado, R.
PY  - 2021
UR  - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
AB  - Situado no limiar do concelho de Lisboa, na freguesia de Carnide e junto à fronteira com o concelho de Odivelas, o bairro Padre Cruz tem sofrido um conjunto de alterações ao longo das últimas décadas, que passam por sucessivos realojamentos, desde o programa das Casas Desmontáveis, ainda no tempo da Ditadura, passando pelo PIMP – Programa de Intervenção a Médio Prazo, nos anos 80, até à demolição das “alvenarias” e construção de nova habitação social na atualidade.
É conhecido por ser o maior bairro social da Península Ibérica e é atravessado por conflitos internos, entre o “bairro antigo” e o “bairro novo”. Há por isso um debate necessário que ponha em relação a habitação social produzida em grande escala na Área Metropolitana de Lisboa nas últimas décadas, no contexto do Programa Especial de Realojamento, e a gestão da habitação social em bairros como o Padre Cruz, com características intrínsecas, pela sua dimensão e pelas suas histórias.
As transformações do bairro afetam necessariamente os moradores. Assim, nesta comunicação queremos por um lado abordar as representações dos habitantes relativamente a novos moradores, e às relações de vizinhança antigas, e por outro lado, o processo de realojamento das moradias para prédios com vários andares. Além disso, importa aprofundar o que está em causa na atual intervenção: melhor integração do bairro relativamente à cidade (a nível dos transportes e do acesso a equipamentos); gestão do processo de realojamento diferente dos anteriores; inovação na construção (tipologia evolutiva, painéis solares e aproveitamento de águas).
Esta comunicação apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de doutoramento em Estudos Urbanos (FCSH-NOVA/ISCTE-IUL) sobre o bairro referido e suas dinâmicas no âmbito de sucessivos processos de realojamento, contando a sua história tanto a um nível diacrónico com trajetórias do bairro em vários âmbitos (projetual, institucional, habitacional) e a um nível sincrónico com outputs da pesquisa de terreno.

Apresentação oral - 31 Março 2021 - Área temática: Territórios: Cidades e Campo
ER  -