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Nobre, A., Mouraz, A., Goulão, M. F., Henriques, S., Barros, D. & Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia. Práxis Educacional. 17 (45), 1-19
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A. Nobre et al.,  "Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia", in Práxis Educacional, vol. 17, no. 45, pp. 1-19, 2021
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@article{nobre2021_1734954349994,
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}
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TY  - JOUR
TI  - Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia
T2  - Práxis Educacional
VL  - 17
IS  - 45
AU  - Nobre, A.
AU  - Mouraz, A.
AU  - Goulão, M. F.
AU  - Henriques, S.
AU  - Barros, D.
AU  - Moreira, J. A.
PY  - 2021
SP  - 1-19
SN  - 2178-2679
DO  - 10.22481/praxisedu.v17i45.8331
UR  - https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about
AB  - A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
ER  -