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Nobre, A., Mouraz, A., Goulão, M. F., Henriques, S., Barros, D. & Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia. Práxis Educacional. 17 (45), 1-19
A. Nobre et al., "Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia", in Práxis Educacional, vol. 17, no. 45, pp. 1-19, 2021
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TY - JOUR TI - Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia T2 - Práxis Educacional VL - 17 IS - 45 AU - Nobre, A. AU - Mouraz, A. AU - Goulão, M. F. AU - Henriques, S. AU - Barros, D. AU - Moreira, J. A. PY - 2021 SP - 1-19 SN - 2178-2679 DO - 10.22481/praxisedu.v17i45.8331 UR - https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about AB - A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa. ER -