Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fialho, A., Correia, N., Aguiar, C., Monteiro, L. & Esteves, F. (2017). Como avaliar a regulação emocional em contexto pré-escolar?. 2º Congresso de Educação Emocional: De Dentro para fora - Como nasce a Empatia?.
A. M. Fialho et al., "Como avaliar a regulação emocional em contexto pré-escolar?", in 2º Congr.o de Educação Emocional: De Dentro para fora - Como nasce a Empatia?, Lisboa, 2017
@misc{fialho2017_1766495297162,
author = "Fialho, A. and Correia, N. and Aguiar, C. and Monteiro, L. and Esteves, F.",
title = "Como avaliar a regulação emocional em contexto pré-escolar?",
year = "2017"
}
TY - CPAPER TI - Como avaliar a regulação emocional em contexto pré-escolar? T2 - 2º Congresso de Educação Emocional: De Dentro para fora - Como nasce a Empatia? AU - Fialho, A. AU - Correia, N. AU - Aguiar, C. AU - Monteiro, L. AU - Esteves, F. PY - 2017 CY - Lisboa AB - A regulação emocional, definida como “um processo intrínseco e extrínseco responsável por monitorizar, avaliar e modificar as reações emocionais, em especial, a sua intensidade e características temporais, com o fim de alcançar objetivos pessoais” (Thompson, 1994, pp. 27-28), assume, durante os anos pré-escolares, particular importância. Crianças mais competentes na regulação das emoções mostram níveis mais elevados de competência social e aceitação social (Kim & Cicchetti, 2010) e menos problemas de comportamento (Cole, Zahn-Waxler, Fox, Usher, & Welsh, 1996). Neste sentido, um dos objetivos do projeto, que serve de base ao presente trabalho, será testar o efeito mediador da regulação emocional na relação entre fatores do contexto familiar (i.e., sensibilidade materna e acumulação de fatores de risco na família) e as competências sociais, os problemas de comportamento e a aceitação social das crianças em contextos pré-escolares. Para esse efeito, recolhemos dados em 59 salas de jardim de infância da Grande Lisboa, num total de 350 crianças, entre os 4 e 6 anos, e 350 mães (das respetivas crianças). Em particular, no presente trabalho, daremos destaque aos instrumentos utilizados pela equipa para avaliar a regulação emocional das crianças em contexto pré-escolar: Preschool Self-Regulation Assessment (PSRA; Smith-Donald, Raver, Hayes, & Richardson, 2007) e Emotion Regulation Checklist (ERC; Shields & Cicchetti, 1995, 1997). ER -
English