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Quintela, José de Lemos & Lapa, T. (2021). A Percepção dos Adeptos de Futebol: A Comunicação dos Clubes da Liga NOS e a Influência dos Stakeholders. XI Congresso Português de Sociologia.
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J. E. Quintela and T. J. Silva,  "A Percepção dos Adeptos de Futebol: A Comunicação dos Clubes da Liga NOS e a Influência dos Stakeholders", in XI Congr.o Português de Sociologia, Lisboa, 2021
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TY  - CPAPER
TI  - A Percepção dos Adeptos de Futebol: A Comunicação dos Clubes da Liga NOS e a Influência dos Stakeholders
T2  - XI Congresso Português de Sociologia
AU  - Quintela, José de Lemos
AU  - Lapa, T.
PY  - 2021
CY  - Lisboa
UR  - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
AB  - A mediatização (Couldry e Hepp, 2013; Hepp, Hajarvard, Lundby, 2015) e a submissão às lógicas comunicacionais do futebol (Skey, Stone, Jenzen e Mangan, 2018) pode manifestar-se na forma como a comunicação organizacional dos clubes de futebol profissional ganha centralidade na vida interna dos próprios clubes, no espaço mediático e consequentemente nos adeptos. Desta forma, assume-se que atual contexto mediático reforça o processo de transvase das disputas desportivas para fora do relvado e expõe e “espectaculariza” esse transvase através da constante presença do futebol em diversas plataformas mediáticas.
O presente estudo exploratório tem por objetivo analisar a perceção dos adeptos sobre a eventual influência da comunicação organizacional dos clubes de futebol, da Liga NOS, junto dos diversos stakeholders. Desta forma, pretendemos perceber como é que a mediatização do futebol é entendida quer pelos intervenientes diretos na vida dos clubes (jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, jornalistas e comentadores desportivos, no ativo ou não), quer pelos adeptos, e se os seus entendimentos mais amplos do jogo são moldados pela exposição mediática dos clubes.
Em termos metodológicos partiu-se de uma revisão da literatura mais significativa, para em seguida usar uma metodologia mista, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Nesse sentido, foram realizadas nove entrevistas em profundidade, não-estruturadas, a atores do fenómeno futebolístico (jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, jornalistas e comentadores desportivos, no ativo ou não) e que decorreram entre abril e dezembro de 2019. Procedeu-se de seguida à análise de conteúdo das entrevistas, identificando relacionamentos, atores do processo de comunicação dos clubes, stakeholders do sector e uma matriz de relacionamentos. Posteriormente foi realizado um questionário on-line, a adeptos do futebol português sobre a influência da comunicação dos clubes de futebol.
Face ao escasso número de estudos desenvolvidos ao nível da comunicação organizacional dos clubes de futebol em Portugal e aos seus efeitos quanto aos processos de mediatização do desporto, esta pesquisa é relevante pelo contributo para o conhecimento e aprofundamento desta temática.
Por meio da análise de conteúdo identificaram-se os principais stakeholders e tipificaram-se os espaços de influência em torno de treinadores, jogadores e árbitros, elaborando-se uma matriz de relacionamentos, para através da análise estatística se destacar como a influência da comunicação dos clubes é percecionada pelos adeptos, considerando-se estes mesmos os mais influenciáveis. Consideram que se lhes seguem os treinadores, jogadores, patrocinadores e só depois os árbitros.

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