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Quintela, José de Lemos (2019). Comunicação e Poder no Futebol: O DIRCOM no jogo mediático. VI Colóquio Doutoral.
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J. E. Quintela,  "Comunicação e Poder no Futebol: O DIRCOM no jogo mediático", in VI Colóquio Doutoral, Lisboa, 2019
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	author = "Quintela, José de Lemos",
	title = "Comunicação e Poder no Futebol: O DIRCOM no jogo mediático",
	year = "2019"
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TY  - CPAPER
TI  - Comunicação e Poder no Futebol: O DIRCOM no jogo mediático
T2  - VI Colóquio Doutoral
AU  - Quintela, José de Lemos
PY  - 2019
CY  - Lisboa
AB  - O futebol é parte integrante do quotidiano de milhões de pessoas, ocupa o espaço mediático e atravessa transversalmente vários domínios da sociedade. A comunicação tem ocupado um papel cada vez mais central na actividade dos grandes clubes. Neste “circo mediático” emerge a figura do Director de Comunicação (DIRCOM) não só como pivot do processo comunicativo mas também como um dos seus principais protagonistas. 
O processo comunicativo no futebol tem conhecido alterações profundas com os clubes a adoptarem modelos integrados de gestão e a deterem as suas próprias plataformas de comunicação. Assiste-se assim a uma alteração do ecossistema comunicacional proporcionando aos clubes um maior controlo sobre as suas mensagens, sem necessidade de intermediação pelos jornalistas. Estes deixam de ser o alvo prioritário da comunicação dos clubes para passarem a ser os sócios e adeptos. 
Na presente comunicação o autor explora a centralidade do DIRCOM, revendo a literatura mais significativa, construindo uma problematização em torno dessa centralidade mediática, apresentando ainda um estudo de caso onde traça perfis e posicionamentos comunicacionais dos DIRCOM’s dos três maiores clubes Portugueses (FC Porto; SL Benfica e Sporting CP). Para o efeito analisou informação sectorial da Liga NOS, currículos dos DIRCOM’s e realizou uma análise de conteúdo qualitativa a entrevistas concedidas pelos responsáveis de comunicação dos clubes na imprensa desportiva.

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