Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Figueiredo, M., Mafalda, R. & Kamensky, A. (2019). Uma história da Realidade Virtual como meio de comunicação, divulgação e imersão nos saberes científico, técnico e escolar para a inovação social em educação. 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica - Desafios Contemporâneos.
Exportar Referência (IEEE)
M. E. Figueiredo et al.,  "Uma história da Realidade Virtual como meio de comunicação, divulgação e imersão nos saberes científico, técnico e escolar para a inovação social em educação.", in 2º Congr.o de História da Ciência e da Técnica - Desafios Contemporâneos, São Paulo, 2019
Exportar BibTeX
@misc{figueiredo2019_1732207822386,
	author = "Figueiredo, M. and Mafalda, R. and Kamensky, A.",
	title = "Uma história da Realidade Virtual como meio de comunicação, divulgação e imersão nos saberes científico, técnico e escolar para a inovação social em educação.",
	year = "2019",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Uma história da Realidade Virtual como meio de comunicação, divulgação e imersão nos saberes científico, técnico e escolar para a inovação social em educação.
T2  - 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica - Desafios Contemporâneos
AU  - Figueiredo, M.
AU  - Mafalda, R.
AU  - Kamensky, A.
PY  - 2019
CY  - São Paulo
AB  - É sabido que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), através das realidades virtual e aumentada,
se apresentam como ferramentas digitais inovadoras e úteis nas mais diversas áreas. O cenário científico, técnico
e educacional, no contexto atual de mudança constante e cada vez mais rápida, requer uma abordagem histórica
e pedagógica acerca das velozes transformações e inovações no âmbito da cultura digital. Este trabalho
apresentará um panorama histórico da Realidade Virtual como meio de comunicação, divulgação e imersão nos
saberes científico, técnico e escolar. Nosso objetivo é, a partir de uma perspectiva da História da Ciência e da
História da Tecnologia, levantar os antecedentes históricos de interfaces entre inovação e história das
tecnologias de informação e comunicação, com ênfase nos artefatos e experimentos voltados para imersão em
360 graus, atualmente denominados de realidade virtual e realidade aumentada. Nossa pesquisa histórica é fruto
de um projeto para criação de um experimento de inovação social com realidade virtual junto aos professores e
alunos de uma escola da rede pública, na Zona Leste de São Paulo, para a recém-criada disciplina
“Mídia-Educação”. Nesse sentido, foi fundamental a construção de um panorama histórico em conjunto com
uma abordagem pedagógica para tratar das experiências de imersão desenvolvidas pela humanidade ao longo do
tempo e, particularmente, no último século, para estudar e explicar de forma contextualizada os usos e
percepções em torno da realidade virtual e aumentada nos dias atuais2
ER  -