Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Aguiar, C. & Mata, L. (2021). Literacia emergente no jardim de Infância. In Rui A. Alves, Isabel Leite (Ed.), Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC . (pp. 173-193). Brasília: Ministério da Educação.
C. D. Aguiar and L. Mata, "Literacia emergente no jardim de Infância", in Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC , Rui A. Alves, Isabel Leite, Ed., Brasília, Ministério da Educação, 2021, pp. 173-193
@incollection{aguiar2021_1732212601229, author = "Aguiar, C. and Mata, L.", title = "Literacia emergente no jardim de Infância", chapter = "", booktitle = "Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC ", year = "2021", volume = "", series = "", edition = "", pages = "173-173", publisher = "Ministério da Educação", address = "Brasília", url = "http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=230:alfabetizacao-baseada-na-ciencia-abc&catid=16" }
TY - CHAP TI - Literacia emergente no jardim de Infância T2 - Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC AU - Aguiar, C. AU - Mata, L. PY - 2021 SP - 173-193 CY - Brasília UR - http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=230:alfabetizacao-baseada-na-ciencia-abc&catid=16 AB - Ao longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente, que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1) Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado, como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança. ER -