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Aguiar, C. & Mata, L. (2021). Literacia emergente no jardim de Infância. In Rui A. Alves, Isabel Leite (Ed.), Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC . (pp. 173-193). Brasília: Ministério da Educação.
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C. D. Aguiar and L. Mata,  "Literacia emergente no jardim de Infância", in Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC , Rui A. Alves, Isabel Leite, Ed., Brasília, Ministério da Educação, 2021, pp. 173-193
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TY  - CHAP
TI  - Literacia emergente no jardim de Infância
T2  - Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC 
AU  - Aguiar, C.
AU  - Mata, L.
PY  - 2021
SP  - 173-193
CY  - Brasília
UR  - http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=230:alfabetizacao-baseada-na-ciencia-abc&catid=16
AB  - Ao longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente,
que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades
de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1)
Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces
das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens
mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível
das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado,
como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o
papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas
pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança.
ER  -