Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pais, Pedro Caldeira (2021). Os serviços da morte na internet: análise do discurso a websites da Servilusa. VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.
Exportar Referência (IEEE)
P. M. Pais,  "Os serviços da morte na internet: análise do discurso a websites da Servilusa", in VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Lisboa, 2021
Exportar BibTeX
@misc{pais2021_1715083937087,
	author = "Pais, Pedro Caldeira",
	title = "Os serviços da morte na internet: análise do discurso a websites da Servilusa",
	year = "2021"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Os serviços da morte na internet: análise do discurso a websites da Servilusa
T2  - VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas
AU  - Pais, Pedro Caldeira
PY  - 2021
CY  - Lisboa
AB  - Inserida numa Tese sobre a comunicação da morte em contexto da internet, esta comunicação foca-se na análise a dois websites da Servilusa (maior empresa funerária de Portugal), através da aplicação da Análise Crítica do Discurso. Tendo como objectivo principal compreender como a morte é representada neste contexto, os resultados dividem-se em três partes. Em primeiro lugar, são identificadas tendências discursivas utilizadas nos sites, verificando-se, entre outras coisas, um elevado grau de empresarialização, uma postura inovadora – tendo em conta uma indústria funerária tendencialmente conservadora –, e a tentativa de produzir sentido e simbolismos na publicitação dos serviços. Uma segunda parte é dedicada à identificação de construções narrativas concretas por parte da empresa, nomeadamente a diferenciação por estratos sociais que esta produz na apresentação de diversos serviços, aparentemente englobada numa comunicação para classes altas. A terceira e última parte é dedicada, mais concretamente, à representação da morte, sendo que se verifica a tendência para a produção de um discurso sobre a morte pouco directo, isto é, fortemente eufemístico e subtil, tanto no texto como nas imagens, e em que parece ocorrer uma estilização da morte. De um modo geral, o discurso produzido nos sites parece ser influenciado pela dimensão e pelos objectivos e posicionamento da empresa no mercado funerário português.
ER  -