Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Azevedo, L. (2021). Remigração e mobilidade transnacional no fim da vida profissional: O exemplo de portugueses/as na Suíça. VII Colóquio Doutoral ESPP.
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Azevedo,  "Remigração e mobilidade transnacional no fim da vida profissional: O exemplo de portugueses/as na Suíça", in VII Colóquio Doutoral ESPP, Lisboa, 2021
Exportar BibTeX
@misc{azevedo2021_1714185790560,
	author = "Azevedo, L.",
	title = "Remigração e mobilidade transnacional no fim da vida profissional: O exemplo de portugueses/as na Suíça",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Remigração e mobilidade transnacional no fim da vida profissional: O exemplo de portugueses/as na Suíça
T2  - VII Colóquio Doutoral ESPP
AU  - Azevedo, L.
PY  - 2021
CY  - Lisboa
AB  - A Suíça tornou-se um dos principais destinos da emigração portuguesa a partir da década de 1980. As pessoas migrantes com mais idade, e na sua grande maioria com baixos níveis de escolaridade e profissões manuais, encontram-se agora na reforma, ou perto dela. O que acontece em termos de mobilidade transnacional nesta fase da vida, é o tema central desta comunicação. O fim da vida profissional constitui um momento crítico e é por isso um momento propício à (re)migração, tanto das pessoas migrantes como não migrantes, como mostram os dados estatísticos disponíveis. A doutoranda tem desenvolvido uma pesquisa sociológica multi-situada sobre a transição para a reforma de casais portugueses que vivem, ou viveram, na Suíça até à idade da reforma. Através da recolha de narrativas de vida, tem-se procurado compreender que elementos influenciam a decisão de fixação na Suíça, de regresso a Portugal ou de uma eventual circulação entre países. Nesta comunicação serão apresentados alguns resultados provisórios relativos a estas questões. Usando o género como categoria analítica dos processos migratórios, serão ainda abordadas as diferenças no seio do casal quanto à decisão de regresso e às práticas de mobilidade transnacional.
ER  -