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Gouveia, C., Di Fátima, Branco, Miranda, S. & Antunes, A (2021). O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?. VI Congreso Comunicación y Pensamiento.
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C. M. Gouveia et al.,  "O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?", in VI Congreso Comunicación y Pensamiento, 2021
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@misc{gouveia2021_1714889132410,
	author = "Gouveia, C. and Di Fátima, Branco and Miranda, S. and Antunes, A",
	title = "O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://comunicacionypensamiento.org/ponencia/o-futebol-feminino-em-rede-performance-ou-amor-a-camisola/"
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TY  - CPAPER
TI  - O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?
T2  - VI Congreso Comunicación y Pensamiento
AU  - Gouveia, C.
AU  - Di Fátima, Branco
AU  - Miranda, S.
AU  - Antunes, A
PY  - 2021
UR  - https://comunicacionypensamiento.org/ponencia/o-futebol-feminino-em-rede-performance-ou-amor-a-camisola/
AB  - Esta comunicação, baseado numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
ER  -