Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gouveia, C., David, A, Di Fátima, Branco & Miranda, S. (2021). Compreender o Marketing Desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha ‘Eu sou Sporting!’. VI Congreso Comunicación y Pensamiento.
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gouveia et al.,  "Compreender o Marketing Desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha ‘Eu sou Sporting!’", in VI Congreso Comunicación y Pensamiento, 2021
Exportar BibTeX
@misc{gouveia2021_1711679529999,
	author = "Gouveia, C. and David, A and Di Fátima, Branco and Miranda, S.",
	title = "Compreender o Marketing Desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha ‘Eu sou Sporting!’",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://comunicacionypensamiento.org/ponencia/compreender-o-marketing-desportivo-pode-amar-se-uma-marca-uma-analise-a-campanha-eu-sou-sporting/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Compreender o Marketing Desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha ‘Eu sou Sporting!’
T2  - VI Congreso Comunicación y Pensamiento
AU  - Gouveia, C.
AU  - David, A
AU  - Di Fátima, Branco
AU  - Miranda, S.
PY  - 2021
UR  - https://comunicacionypensamiento.org/ponencia/compreender-o-marketing-desportivo-pode-amar-se-uma-marca-uma-analise-a-campanha-eu-sou-sporting/
AB  - acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e inovadoras, sobretudo através do Marketing Experiencial, que é uma ferramenta extremamente importante na consolidação da relação da marca desportiva com os fãs. Neste sentido, o objetivo da nossa comunicação assenta na análise de uma campanha de marketing lançada pelo Sporting Clube de Portugal (SCP), um clube desportivo de Lisboa – Portugal,  e difundida nos canais digitais do Clube (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram).  Com o título o “O Regresso”, a campanha foi difundida de forma faseada, e incluiu dois vídeos promocionais. Um primeiro vídeo “Eu sou” lançado no dia 02/06/2020 e o segundo, “Eu Sou Sporting… e mais nada” no dia 15/06/2020. Esta campanha teve como motivação reforçar as relações de pertença e de afiliação, num contexto extremamente desafiante, devido às contingências da pandemia, em que os desafios das equipas e as provas dos atletas se deparam com o silêncio dos seus adeptos. Os procedimentos metodológicos combinaram as abordagens qualitativa e quantitativa.  Os dados foram recolhidos pelo CDESLab no dia 6 de janeiro de 2021, através dos instrumentos de extração: API (Facebook | YouTube) e manual (Twitter | Instagram). Em ambos os casos, considerou-se o ID dos vídeos “Eu sou” e “Eu Sou Sporting… e mais nada”, publicados pelas contas oficiais do Sporting Clube de Portugal. Para extrair os comentários, foram utilizados recursos das ferramentas Facepager e YouTube Data Tools. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e a nuvem de palavras, a partir do total de comentários aos vídeos. Os resultados vão no sentido de reconhecer o potencial de envolvimento dos seguidores do SCP na campanha o “O Regresso”. Os vídeos geraram cerca de 400.000 visualizações. No vídeo “Eu sou” o número de visualizações na rede social Facebook foi substancialmente superior a qualquer uma das restantes redes sociais utilizadas (174.800). Observou-se, igualmente,  a predominância de visualizações no Facebook do vídeo “Eu Sou Sporting… e mais nada”, com uma larga margem sobre as restantes. No entanto, é de assinalar que o Facebook é a rede social onde o SCP tem mais seguidores. Na dimensão qualitativa foram classificados termos de forma analítica, a partir dos comentários às publicações do clube (Nuvem de Palavras) que, além de ilustrarem a importância do conteúdo, destacam termos que nos levam a afirmar a existência de sentimentos de paixão e o amor à Marca Desportiva. Como considerações finais, argumentamos que as campanhas de marketing desportivo, com recurso a plataformas digitais, mostram que vivemos momentos assentes numa cultura de laços relacionais.
ER  -