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Lourenço, J. & Centeno, M. J. (2020). Jornalismo de cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. In Cunha, P., Penafria, M., Cabral, F., and Fernandes, T. (Ed.), Cinema em Português. XIII Jornadas. (pp. 81-98). Covilhã: LabCom.
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J. M. Lourenço and M. J. Centeno,  "Jornalismo de cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela", in Cinema em Português. XIII Jornadas, Cunha, P., Penafria, M., Cabral, F., and Fernandes, T., Ed., Covilhã, LabCom, 2020, pp. 81-98
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@inproceedings{lourenço2020_1722082331452,
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TY  - CPAPER
TI  - Jornalismo de cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela
T2  - Cinema em Português. XIII Jornadas
AU  - Lourenço, J.
AU  - Centeno, M. J.
PY  - 2020
SP  - 81-98
CY  - Covilhã
UR  - https://labcom.ubi.pt/book/367
AB  - No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estreados em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa.
Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.
ER  -