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Pinheiro, Sara, Eunice Macedo & Helena C. Araújo (2017). Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. Dialogia. 25, 119-132
S. F. Pinheiro et al., "Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. ", in Dialogia, no. 25, pp. 119-132, 2017
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TY - JOUR TI - Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. T2 - Dialogia IS - 25 AU - Pinheiro, Sara AU - Eunice Macedo AU - Helena C. Araújo PY - 2017 SP - 119-132 SN - 1983-9294 DO - 10.5585 AB - O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político, incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Pensando numa cidadania ativa, com voz e participação, este artigo cruza documentos nacionais e da UE com dados da observação e no grupo focal (GF) já recolhidos. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo é desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam a Escola Quotidianos de Profissionalização, no Norte de Portugal. ER -