Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Caetano, Andreia, Pinheiro, Sara, Sousa, Rita Ramos de, Doroftei, Alexandra, Macedo, Eunice & Ferreira, Pedro (2016). Construindo Cidadania Europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas.  Educação, Sociedade & Culturas. 49, 11-30
Export Reference (IEEE)
A. Caetano et al.,  "Construindo Cidadania Europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas. ", in Educação, Sociedade & Culturas, no. 49, pp. 11-30, 2016
Export BibTeX
@article{caetano2016_1715928505025,
	author = "Caetano, Andreia and Pinheiro, Sara and Sousa, Rita Ramos de and Doroftei, Alexandra and Macedo, Eunice and Ferreira, Pedro",
	title = "Construindo Cidadania Europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas. ",
	journal = "Educação, Sociedade & Culturas",
	year = "2016",
	volume = "",
	number = "49",
	pages = "11-30"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Construindo Cidadania Europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas. 
T2  - Educação, Sociedade & Culturas
IS  - 49
AU  - Caetano, Andreia
AU  - Pinheiro, Sara
AU  - Sousa, Rita Ramos de
AU  - Doroftei, Alexandra
AU  - Macedo, Eunice
AU  - Ferreira, Pedro
PY  - 2016
SP  - 11-30
SN  - 0872-7643
AB  - Explorando modos de construção da cidadania, este artigo apresenta os resultados de experiências educativas desenvolvidas em escolas, com jovens do ensino secundário, no âmbito de dois projetos de intervenção‑investigação. Começando por conceptualizar cidadania e participação e o seu enquadramento político, o trabalho aqui exposto recorre a uma abordagem metodológica de carácter misto para investigar o modo como a intervenção com base em estratégias pedagógicas interativas tem impactos no interesse que os/as jovens portugueses têm pela informação e por questões europeias, assim como no modo como se identificam com a Europa e valorizam diferentes dimensões da cidadania europeia. Os resultados suportam a importância deste tipo de estratégia ao tornarem observável a eficácia da mesma. Verificou‑se a existência de ganhos ao nível das dimensões da cidadania europeia valorizadas, especificamente naquelas que apontam para um envolvimento mais ativo, bem como ao nível da expressão de uma maior identificação com a Europa e de um maior interesse pelas questões europeias, nomeadamente em termos do consumo de notícias e das conversas com outros sobre estas mesmas questões, variáveis comprovadamente importantes enquanto preditoras de participação futura destes e destas jovens.
ER  -