Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sepúlveda, R., Crespo, M. & Vieira, J. (2021). Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada. Observatorio (OBS*). Especial, 076-095
Exportar Referência (IEEE)
R. A. Sepúlveda et al.,  "Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada", in Observatorio (OBS*), vol. Especial, pp. 076-095, 2021
Exportar BibTeX
@article{sepúlveda2021_1731979288792,
	author = "Sepúlveda, R. and Crespo, M. and Vieira, J.",
	title = "Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada",
	journal = "Observatorio (OBS*)",
	year = "2021",
	volume = "Especial",
	number = "",
	doi = "10.15847/obsOBS15220211923",
	pages = "076-095",
	url = "http://obs.obercom.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada
T2  - Observatorio (OBS*)
VL  - Especial
AU  - Sepúlveda, R.
AU  - Crespo, M.
AU  - Vieira, J.
PY  - 2021
SP  - 076-095
SN  - 1646-5954
DO  - 10.15847/obsOBS15220211923
UR  - http://obs.obercom.pt/
AB  - As plataformas de online dating, que progressivamente se têm multiplicado e migrado do formato website para o de aplicação móvel e crescido em número de utilizadores, oferecem uma crescente variedade e multiplicidade de formas de socialização, que se desdobra, tipicamente, em três etapas: construção de perfil, correspondência com outros utilizadores e descoberta.
Mesmo que os seus utilizadores procurem mais do que relacionamentos ou sexo, a pandemia de COVID-19 e consequentes limitações, em especial distanciamento social físico e confinamentos, veio alterar os pressupostos do seu funcionamento e a forma como os utilizadores interagem, nomeadamente pela impossibilidade da descoberta mútua migrar para encontros presenciais.
Nesse sentido procurou investigar-se três grandes dimensões de análise ancoradas ao contexto nacional: 1) como é que os utilizadores reagiram, em termos de comportamentos e hábitos de consumo, às alterações provocadas pela pandemia, 2) como as plataformas se adaptaram e 3) que atenção foi dada pelos media às transformações do online dating. Para responder às questões analisou-se de forma triangulada o consumo dos utilizadores, a comunicação e evolução das plataformas e a atenção dos media, numa análise mista (quantitativa e qualitativa) realizada com recurso a métodos e ferramentas digitais de extração, organização e análise, e a dados secundários.
Os principais resultados apontam para a COVID-19 como variável importante em alterações registadas na construção de perfis e hábitos de consumo por parte dos utilizadores, e dos serviços das plataformas, tanto em termos de conselhos e sugestões como de novas funcionalidades. Os media portugueses focaram também a sua atenção no online dating nas novidades adaptativas em termos de ofertas e tecnologias, e no questionamento da sua utilização em tempos de pandemia.
ER  -