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Sepúlveda, R., Crespo, M. & Vieira, J. (2021). Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada. Observatorio (OBS*). Especial, 076-095
R. A. Sepúlveda et al., "Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada", in Observatorio (OBS*), vol. Especial, pp. 076-095, 2021
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TY - JOUR TI - Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada T2 - Observatorio (OBS*) VL - Especial AU - Sepúlveda, R. AU - Crespo, M. AU - Vieira, J. PY - 2021 SP - 076-095 SN - 1646-5954 DO - 10.15847/obsOBS15220211923 UR - http://obs.obercom.pt/ AB - As plataformas de online dating, que progressivamente se têm multiplicado e migrado do formato website para o de aplicação móvel e crescido em número de utilizadores, oferecem uma crescente variedade e multiplicidade de formas de socialização, que se desdobra, tipicamente, em três etapas: construção de perfil, correspondência com outros utilizadores e descoberta. Mesmo que os seus utilizadores procurem mais do que relacionamentos ou sexo, a pandemia de COVID-19 e consequentes limitações, em especial distanciamento social físico e confinamentos, veio alterar os pressupostos do seu funcionamento e a forma como os utilizadores interagem, nomeadamente pela impossibilidade da descoberta mútua migrar para encontros presenciais. Nesse sentido procurou investigar-se três grandes dimensões de análise ancoradas ao contexto nacional: 1) como é que os utilizadores reagiram, em termos de comportamentos e hábitos de consumo, às alterações provocadas pela pandemia, 2) como as plataformas se adaptaram e 3) que atenção foi dada pelos media às transformações do online dating. Para responder às questões analisou-se de forma triangulada o consumo dos utilizadores, a comunicação e evolução das plataformas e a atenção dos media, numa análise mista (quantitativa e qualitativa) realizada com recurso a métodos e ferramentas digitais de extração, organização e análise, e a dados secundários. Os principais resultados apontam para a COVID-19 como variável importante em alterações registadas na construção de perfis e hábitos de consumo por parte dos utilizadores, e dos serviços das plataformas, tanto em termos de conselhos e sugestões como de novas funcionalidades. Os media portugueses focaram também a sua atenção no online dating nas novidades adaptativas em termos de ofertas e tecnologias, e no questionamento da sua utilização em tempos de pandemia. ER -