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Costa Fernandes, S., Arriaga, P. & Esteves, F. (2021). Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças. In F. Nunes, C. Camilo, G. Nascimento, & O. Postolache (Ed.), Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1). (pp. 105-134).: Iscte-Saúde: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
S. M. Freixo et al., "Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças", in Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1), F. Nunes, C. Camilo, G. Nascimento, & O. Postolache, Ed., Iscte-Saúde: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, 2021, vol. 1, pp. 105-134
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TY - CHAP TI - Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças T2 - Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1) VL - 1 AU - Costa Fernandes, S. AU - Arriaga, P. AU - Esteves, F. PY - 2021 SP - 105-134 SN - 2184-9676 AB - Neste estudo foram desenvolvidos três tipos de materiais educacionais pré-operatórios e testada a sua eficácia na preparação de crianças para a cirurgia, através da análise das preocupações pré‑operatórias das crianças e da ansiedade parental. A amostra recolhida em três hospitais de Lisboa é composta por 125 crianças, entre os 8 e os 12 anos de idade, admitidas em contexto de cirurgia de ambulatório. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por uma de sete condições independentes, as quais foram combinadas nos seguintes três grupos: um grupo experimental, que recebeu materiais educativos com informações sobre a cirurgia e a hospitalização (um jogo de tabuleiro, um vídeo ou um livro); um grupo de comparação, que recebeu material lúdico no mesmo formato; e um grupo de controlo que não recebeu materiais. As preocupações pré-operatórias das crianças e a ansiedade dos pais foram avaliadas após a manipulação experimental. As crianças que receberam materiais educativos mostraram‑se significativamente menos preocupadas com a cirurgia e com os procedimentos hospitalares do que as crianças dos grupos de comparação e controlo, embora não tenha sido encontrada qualquer diferença estatística entre os materiais testados no grupo experimental e não tenha ocorrido qualquer efeito significativo no estado de ansiedade parental. No geral, os resultados apoiam a hipótese de que fornecer materiais pré-operativos com informação educativa reduz as preocupações pré-operativas das crianças. ER -