Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pintassilgo, S. (2021). Motivação em sala de aula (virtual): a música como elemento diferenciador. CNaPPES2021.
Exportar Referência (IEEE)
S. I. Pintassilgo,  "Motivação em sala de aula (virtual): a música como elemento diferenciador", in CNaPPES2021, Aveiro - online, 2021
Exportar BibTeX
@misc{pintassilgo2021_1766573595154,
	author = "Pintassilgo, S.",
	title = "Motivação em sala de aula (virtual): a música como elemento diferenciador",
	year = "2021",
	url = "https://cnappes.org/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Motivação em sala de aula (virtual): a música como elemento diferenciador
T2  - CNaPPES2021
AU  - Pintassilgo, S.
PY  - 2021
CY  - Aveiro - online
UR  - https://cnappes.org/
AB  - Ao longo do último semestre do presente ano letivo, em contexto de confinamento, verificou-se a adaptação das práticas pedagógicas para o modelo não presencial. 
Para além da ausência de contato presencial, os tempos letivos das diferentes unidades curriculares revelaram-se os principais – por vezes, os únicos com contacto visual – momentos de interação entre estudantes e entre estes e docentes.
Nesta apresentação, partilha-se uma experiência que implicou 202 estudantes, com perfis distintos entre si, pertencentes a 3 unidades curriculares distintas e 5 turmas de diferentes anos curriculares e ciclos de ensino, ao longo de 12 semanas de aulas. 
Nesta experiência, assumiu-se a interação e reforço de conhecimento interpares e entre docente e estudantes como elementos motivacionais para o envolvimento na prática letiva e mobilização para a aprendizagem.
O objetivo da experiência foi o de introduzir no início de cada tempo letivo semanal de aulas, uma escolha musical (vídeo e áudio), assegurada por um estudante, de forma voluntária. 
A escolha acontecia no início de cada aula, ocupando os primeiros minutos do tempo letivo, tempo habitualmente ocupado com a admissão dos estudantes à sessão e cumprimentos iniciais. Cada escolha era justificada pelo estudante responsável e, habitualmente, comentada por colegas.
Este exercício foi-se revelando, ao longo do semestre, um espaço de partilha, conhecimento e intervenção, motivando a presença nas aulas e a abertura à aprendizagem. Os resultados revelaram melhorias na pontualidade, na partilha de interesses e competências individuais, na interação e reforço de relações de confiança, na difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e na mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados na unidade curricular.
A avaliação dos estudantes, no âmbito da monitorização intercalar e do balanço realizado no final do semestre, refere a iniciativa como elemento agregador e motivacional, encorajando a sua aplicação em período pós-pandemia, no ensino presencial.  

ER  -