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Correia, J. D., Henriques, S. & Dias-Trindade, S. (2021). Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais. Educação, Sociedade e Culturas. 59
J. T. Correia et al., "Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 59, 2021
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TY - JOUR TI - Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais T2 - Educação, Sociedade e Culturas IS - 59 AU - Correia, J. D. AU - Henriques, S. AU - Dias-Trindade, S. PY - 2021 SN - 0872-7643 DO - 10.24840/esc.vi59.337 UR - https://ojs.up.pt/index.php/esc/article/view/337 AB - Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (s.d.), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos/as professores/as e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores/as do ensino básico e secundário, mostram como os/as professores/as foram obrigados/as a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade. ER -