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Alvares, Maria (2020). A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos.
M. E. Alvares, "A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos",, 2020
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TY - RPRT TI - A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos AU - Alvares, Maria PY - 2020 DO - 10.2797/4875 UR - https://www.dgeec.mec.pt/np4/1246.html AB - O presente relatório examina um conjunto de políticas e de estruturas fundamentais no setor da educação e averigua de que modo afetam os níveis de equidade nos sistemas educativos. Neste estudo, a equidade é tratada em termos de inclusividade (isto é, se todos os alunos recebem pelo menos uma quantidade mínima de educação de qualidade) e de justiça (isto é, se o desempenho do alunos é em larga medida independente do contexto socioeconómico). O relatório assenta em três tipos de dados: informação de base relativa às políticas nacionais, recolhida pelas unidades nacionais da Rede Eurydice; dados extraídos de inquéritos internacionais sobre o desempenho e as características dos alunos (PISA, PIRLS e TIMSS); e, por último, dados estatísticos recolhidos pelo Eurostat. Recorrendo a métodos bivariados e multivariados de análise estatística, o relatório avalia o impacto destes aspetos sistémicos sobre a equidade na educação, quer individualmente quer de forma combinada. Este estudo abrange o total de 42 sistemas educativos de 37 países europeus. ER -