Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Seabra, F., Mouraz, A., Henriques, S.; Henriques, Susana & Abelha, M. (2021). A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal. Education Policy Analysis Archives. 29 (106)
Exportar Referência (IEEE)
F. I. Borges et al.,  "A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal", in Education Policy Analysis Archives, vol. 29, no. 106, 2021
Exportar BibTeX
@article{borges2021_1732211491995,
	author = "Seabra, F. and Mouraz, A. and Henriques, S.; Henriques, Susana and Abelha, M.",
	title = "A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal",
	journal = "Education Policy Analysis Archives",
	year = "2021",
	volume = "29",
	number = "106",
	doi = "10.14507/epaa.29.6486",
	url = "https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal
T2  - Education Policy Analysis Archives
VL  - 29
IS  - 106
AU  - Seabra, F.
AU  - Mouraz, A.
AU  - Henriques, S.; Henriques, Susana
AU  - Abelha, M.
PY  - 2021
SN  - 1068-2341
DO  - 10.14507/epaa.29.6486
UR  - https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa
AB  - A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.

ER  -