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Caetano, P., Mendes, M. M. & Magano, O. (2021). Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios. Vértices . 23 (3), 635-651
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P. Caetano et al.,  "Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios", in Vértices , vol. 23, no. 3, pp. 635-651, 2021
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TY  - JOUR
TI  - Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
T2  - Vértices 
VL  - 23
IS  - 3
AU  - Caetano, P.
AU  - Mendes, M. M.
AU  - Magano, O.
PY  - 2021
SP  - 635-651
SN  - 1809-2667
DO  - 10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651
UR  - https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15971/13560
AB  - No quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses  constituem-se  ainda  como  um  grupo  cultural  e  étnico  aparentemente  imune  aos  objetivos  destas  políticas,  em virtude  do  enorme  preconceito  social  e  histórico  que  impende  sobre  os  seus  membros.  Neste  sentido,  foi  realizada  uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto  dos  estudantes  não  ciganos  a  forma  mais  conveniente  da  escola acolher estudantes ciganos  discriminados  numa  outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.
ER  -