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Campino, J., Brochado, A. & Rosa, A. (2021). Fatores de sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs): A importância do capital humano. Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários. 68, 71-106
J. P. Campino et al., "Fatores de sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs): A importância do capital humano", in Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários, no. 68, pp. 71-106, 2021
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TY - JOUR TI - Fatores de sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs): A importância do capital humano T2 - Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários IS - 68 AU - Campino, J. AU - Brochado, A. AU - Rosa, A. PY - 2021 SP - 71-106 SN - 0874-1271 UR - https://www.cmvm.pt/pt/EstatisticasEstudosEPublicacoes/CadernosDoMercadoDeValoresMobiliarios/Pages/Cadernos-do-mercado-de-valores-mobiliarios.aspx?pg AB - As Inital Coin Offerings (ICOs) ou em português, Ofertas Iniciais de Moedas, têm ganho relevância pela sua novidade, pelos valores de capital envolvidos nos projetos, bem como pela tecnologia e métodos disruptivos utilizados. As ICOs são uma forma disruptiva de financiar novos projetos de risco e altamente tecnológicos. Esta forma de financiamento de um projeto foi comparada com outras, nomeadamente, crowdfunding, capital de risco ou Ofertas Públicas Iniciais. No entanto, as ICOs têm características muito específicas que as tornam únicas. Neste estudo desenvolvemos uma revisão da literatura sobre este tema. Com base na Teoria do Capital Humano (TCH), também estudámos a importância dada à equipa empreendedora e o seu impacto no sucesso dos projetos. Este estudo vem preencher a lacuna existente na literatura sobre este tópico, desenvolvendo um modelo econométrico que mede o impacto das características da equipa empreendedora no sucesso de um projeto. A base de dados é composta por 3158 perfis e 340 projetos. Concluímos que as variáveis relacionadas com a equipa contribuem significativamente para o sucesso do projeto. Os dados utilizados sugerem que a localização das equipas contribui para o sucesso dos projetos, bem como a existência de uma extensa rede de contactos dos empreendedores. Os ratings atribuídos por agentes externos ao projeto também são indicadores de sucesso. Várias variáveis de controlo, como a existência de limites para o financiamento, o número de moedas aceites, a plataforma em que o projeto é desenvolvido, a oferta de bónus e o ano do projeto, foram consideradas estatisticamente significativas, tendo igualmente impacto no sucesso do projeto. ER -