Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, Maria Antónia (2021). Despovoamento e desigualdades territoriais: evolução histórica e responsabilidade do poder local. 28th APDR Congress. Green and inclusive transitions in Southern European Regions: What can we do better?.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "Despovoamento e desigualdades territoriais: evolução histórica e responsabilidade do poder local", in 28th APDR Congr.. Green and inclusive transitions in Southern European Regions: What can we do better?, Vila Real, 2021
Exportar BibTeX
@misc{almeida2021_1711723730444,
	author = "Almeida, Maria Antónia",
	title = "Despovoamento e desigualdades territoriais: evolução histórica e responsabilidade do poder local",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://www.apdr.pt/congresso/2021/index.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Despovoamento e desigualdades territoriais: evolução histórica e responsabilidade do poder local
T2  - 28th APDR Congress. Green and inclusive transitions in Southern European Regions: What can we do better?
AU  - Almeida, Maria Antónia
PY  - 2021
CY  - Vila Real
UR  - http://www.apdr.pt/congresso/2021/index.html
AB  - Fruto de um movimento demográfico em direção às cidades do litoral e ao estrangeiro, com maior intensidade a partir dos anos sessenta do século XX, o despovoamento rural tomou conta do interior de Portugal. Nas últimas décadas as grandes cidades, e sobretudo os seus subúrbios, assistiram a um crescimento exponencial, oferecendo melhores condições de vida e salários mais atraentes, enquanto nas zonas rurais, que ocupam 80% do território, atualmente apenas reside 20% da população do país. A globalização e a deslocalização das indústrias reduziram ainda mais a oferta de emprego, com consequências graves para a população que ainda resiste a viver longe dos grandes centros e que se encontra na sua maioria desligada da agricultura como principal atividade. Apesar dos sucessivos planos de coesão territorial e desenvolvimento sustentável produzidos pelos governos, e do esforço dos municípios para reverter o despovoamento com estratégias de atração para pessoas e empresas, o último censo de 2021 confirmou a tendência, que ainda se agravou. 
Pela sua proximidade às populações, é no poder local que recai a responsabilidade de consolidar as condições para garantir a qualidade de vida dos seus munícipes e a defesa dos seus territórios, assim como identificar e criar incentivos para que as suas populações vivam e trabalhem, sem sentirem necessidade de emigrar. As ações mais divulgadas incidem sobre a educação e integração dos jovens, formação profissional, assistência aos mais velhos e situações de carência, e especialmente no turismo e na valorização do património, que assumiu novas definições e tipologias. 
Recentemente sentiu-se o excesso de turismo, especialmente em Lisboa e Porto, onde os bairros mais tradicionais foram transformados em parques temáticos e os residentes foram afastados, quando as rendas e valores imobiliários chegaram aos níveis das capitais mundiais. Assistiu-se a alguma renovação urbana, mas grande parte dos prédios antigos foi convertida em condomínios de luxo, hostels e Airbnb. A restauração e o comércio tradicional foram substituídos por subsidiárias de marcas internacionais.
Perante a pandemia de Covid-19, as autarquias foram obrigadas a dar respostas imediatas e diretas aos cidadãos, que ultrapassaram as indicações das autoridades de saúde e a legislação dos estados de emergência. Com a perda dos turistas, o discurso político mudou. Analisam-se as novas posturas e estratégias do poder local para responder aos problemas económicos e sociais locais provocados pelo confinamento, especialmente a utilização dos websites e redes sociais, que se tornaram veículos para aumentar a legitimidade e a confiança.

ER  -