Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. (2021). Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal. Lisboa. Mundos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes,  Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal, Lisboa, Mundos Sociais, 2021
Exportar BibTeX
@book{gomes2021_1732211045124,
	author = "Mateus, S.",
	title = "",
	year = "2021",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Mundos Sociais",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.mundossociais.com/livro/futuros-desiguais/129"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal
AU  - Mateus, S.
PY  - 2021
CY  - Lisboa
UR  - https://www.mundossociais.com/livro/futuros-desiguais/129
AB  - Podem os sonhos e os projetos ser matéria de análise sociológica? E poderão os sonhos ajudar-nos a compreender as trajetórias escolares e os percursos de vida de um grupo de jovens em particular – os filhos de imigrantes?
Partimos destas interrogações e procuramos nesta obra compreender as orientações de futuro escolares e profissionais, e a forma como estas se constroem socialmente.
Analisamos as condições e experiências sociais, escolares e migratórias de um conjunto de estudantes do 3º ciclo ensino básico, com uma atenção particular aos jovens com background migratório. Os filhos de imigrantes são hoje uma parte importante do público escolar português. Têm uma especificidade: pais e mães nascidos noutros países e um legado cultural mais complexo, que ultrapassa as fronteiras nacionais. São cidadãos de territórios mais alargados, que nasceram, ou foram socializados, na sociedade de acolhimento dos seus progenitores, influenciados por instâncias como a escola, os media ou os grupos de pares. Que futuros podemos antever para estes jovens, e o que nos revelam sobre o ser jovem, a educação e a integração de migrantes em Portugal.
ER  -