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Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do  Projeto MAIA . Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA). 1-36
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D. M. Fernandes,  "Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do  Projeto MAIA ", in Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA), pp. 1-36, 2021
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TY  - GEN
TI  - Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do  Projeto MAIA 
T2  - Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA)
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2021
SP  - 1-36
UR  - https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto/textos-de-apoio-formacao
AB  - A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e 
fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos 
sistemas escolares (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de 
educação).  A  avaliação,  em  qualquer  nível  de  ensino,  só  fará  real  sentido  se  estiver 
fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. Ou seja, 
a avaliação deve acompanhar todas as práticas pedagógicas e, em particular, os processos 
de ensino para que estes possam ser contínua e sistematicamente regulados e melhorados. 
Na verdade, o principal propósito da avaliação pedagógica é estar ao serviço da melhoria 
das aprendizagens e do ensino. Dito de outra maneira, a avaliação, antes do mais, tem de 
estar ao serviço de quem aprende. Tem de ser um processo orientado para a inclusão dos 
alunos, isto é, para a sua plena integração nas escolas e no sistema educativo. 
A avaliação não pode nem deve ser encarada como um processo isolado ou desligado do 
currículo  e  do  desenvolvimento  curricular.  Nestes  termos,  as  conceções  e  práticas  de 
avaliação estão intimamente associadas às conceções curriculares e, concomitantemente, 
às conceções que se sustentam acerca do ensino e da aprendizagem. Isto significa que o 
entendimento  que  temos  sobre  a  educação  em  geral  e  sobre  o  papel  das  escolas,  assim 
como  as  nossas  ideias  sobre  a  aprendizagem  e  o  ensino,  influenciam  fortemente  o  que 
pensamos acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas. Estas são ideias que 
deverão orientar as tomadas de decisão a qualquer nível dos sistemas escolares, desde o 
nível político, passando pelo nível da administração da educação, até ao nível pedagógico 
no contexto das escolas e das salas de aula. 
ER  -