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Fernandes, D. (2021). Para um Enquadramento da Formação de Professoress. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). 1-14
D. M. Fernandes, "Para um Enquadramento da Formação de Professoress", in Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), pp. 1-14, 2021
@null{fernandes2021_1734954388872, year = "2021", url = "https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto" }
TY - GEN TI - Para um Enquadramento da Formação de Professoress T2 - Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) AU - Fernandes, D. PY - 2021 SP - 1-14 UR - https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto AB - Este texto tem o propósito de contribuir para o enquadramento da formação de professores em curso no âmbito do projeto. Neste sentido, pareceu oportuno apresentar e discutir fundamentos e princípios da Teoria de Atividade e da Formação Ativa de professores. Há, obviamente, muitos e bons referentes no domínio da formação de professores e, assim, esta opção deve ser entendida como mais um contributo para uma discussão e reflexão que não podem deixar de ser realizadas quando temos responsabilidades no relevante domínio da formação de professores. A formação de professores constitui, a muitos níveis, um domínio central e muito sensível do Projeto MAIA. Na verdade, o sucesso de um projeto desta natureza está fortemente dependente da forma como a formação de professores é pensada, planeada e posta em prática. Por isso, a questão da formação de professores tem sido objeto de discussão desde a realização dos chamados Seminários do Vimeiro, através de uma intervenção do Professor Eusébio André Machado, e prosseguindo em documentos do projeto. Deste modo, pensou-se que seria oportuno voltar a contribuir para que a formação de professores continue a ser pensada, refletida e desenvolvida no contexto do projeto. Apresenta-se seguidamente uma breve discussão que pode ser útil para consolidar os processos de formação em curso. ER -