Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, D. (2021). Para um Enquadramento da Formação de Professoress. Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA). 1-14
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Para um Enquadramento da Formação de Professoress", in Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA), pp. 1-14, 2021
Exportar BibTeX
@null{fernandes2021_1732207420826,
	year = "2021",
	url = "https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Para um Enquadramento da Formação de Professoress
T2  - Texto  de  Apoio  à  formação  -  Projeto  de  Monitorização,  Acompanhamento  e  Investigação  em  Avaliação Pedagógica (MAIA)
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2021
SP  - 1-14
UR  - https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto
AB  - Este texto tem o propósito de contribuir para o enquadramento da formação de 
professores em curso no âmbito do projeto. Neste sentido, pareceu oportuno apresentar 
e  discutir  fundamentos  e  princípios  da  Teoria  de  Atividade  e  da  Formação  Ativa  de 
professores.  Há,  obviamente,  muitos  e  bons  referentes  no  domínio  da  formação  de 
professores e, assim, esta opção deve ser entendida como mais um contributo para uma 
discussão e reflexão que não podem deixar de ser realizadas quando temos 
responsabilidades no relevante domínio da formação de professores. 
A formação de professores constitui, a muitos níveis, um domínio central e muito sensível 
do  Projeto  MAIA.  Na  verdade,  o  sucesso  de  um  projeto  desta  natureza  está  fortemente 
dependente da  forma  como  a  formação  de professores  é  pensada, planeada  e  posta  em 
prática. Por isso, a questão da formação de professores tem sido objeto de discussão desde 
a realização dos chamados Seminários do Vimeiro, através de uma intervenção do 
Professor  Eusébio  André  Machado,  e  prosseguindo  em  documentos  do  projeto.  Deste 
modo, pensou-se que seria oportuno voltar a contribuir para que a formação de 
professores  continue  a  ser  pensada,  refletida  e  desenvolvida  no  contexto  do  projeto. 
Apresenta-se  seguidamente  uma  breve  discussão  que  pode  ser  útil  para  consolidar  os 
processos de formação em curso.
ER  -