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França, T., Godinho, F., Padilla, B., Vicente, M., Amâncio, L. & Fernandes, A. (2021). Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal. Fórum Sociológico. 39, 43-52
T. F. Silva et al., "Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal", in Fórum Sociológico, no. 39, pp. 43-52, 2021
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TY - JOUR TI - Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal T2 - Fórum Sociológico IS - 39 AU - França, T. AU - Godinho, F. AU - Padilla, B. AU - Vicente, M. AU - Amâncio, L. AU - Fernandes, A. PY - 2021 SP - 43-52 SN - 0872-8380 DO - 10.4000/sociologico.10100 UR - https://journals.openedition.org/sociologico/ AB - As desigualdades de género na academia neoliberal têm vindo a ser abordadas através de diferentes perspetivas : articulação entre vida privada, familiar e profissional ; divisão desigual do trabalho administrativo ; expectativas dissemelhantes em relação ao trabalho emocional ; assédio moral, entre outros. A pandemia exacerbou estas desigualdades, ao mesmo tempo que trouxe novos desafios para as docentes e investigadoras. A implementação do modelo de trabalho remoto nas instituições de ensino superior e científicas concomitante com a suspensão das aulas presenciais em creches e escolas, bem como com a interrupção dos serviços de apoios ao cuidado de pessoas adultas em situação de dependência, impôs novos contratempos para a articulação das exigências da vida pessoal, familiar e profissional para as mulheres. A partir de uma metodologia mista que engloba um inquérito online (n = 607), dois grupos focais com docentes, investigadores e investigadoras, e 17 entrevistas em profundidade com mulheres que exercem atividades de docência e de investigação, procurámos analisar de que forma, no contexto das instituições de ensino superior e científicas portuguesas, as mulheres experienciaram e negociaram a passagem para o trabalho remoto no que diz respeito às demandas de articulação entre vida privada, pessoal e profissional. ER -