Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, M. A. (2021). O medo em períodos epidémicos: abordagem histórica. In Cadernos de saúde societal: saúde mental e bem-estar. (pp. 71-79).: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "O medo em períodos epidémicos: abordagem histórica", in Cadernos de saúde societal: saúde mental e bem-estar, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2021, pp. 71-79
Exportar BibTeX
@incollection{almeida2021_1714012070914,
	author = "Almeida, M. A.",
	title = "O medo em períodos epidémicos: abordagem histórica",
	chapter = "",
	booktitle = "Cadernos de saúde societal: saúde mental e bem-estar",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "71-71",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - O medo em períodos epidémicos: abordagem histórica
T2  - Cadernos de saúde societal: saúde mental e bem-estar
AU  - Almeida, M. A.
PY  - 2021
SP  - 71-79
SN  - 2184-9676
AB  - A saúde mental em períodos epidémicos é um tema recorrente, tanto como as próprias epidemias. A partir de uma investigação sobre notícias e anúncios publicados na imprensa generalista, tomamos consciência da importância da divulgação do conhecimento científico a um público alargado e dos temas abordados nesses períodos de crises sanitárias, que afetaram a economia, a sociedade e a política. Neste artigo aborda-se o efeito que as novas doenças tiveram no comportamento mais íntimo das populações afetadas. Desde o medo ancestral dos hospitais, lugares associados a uma morte certa, ao pavor do desconhecido, perante doenças cujas causas e respetivos tratamentos ainda não tinham sido identificadas pela ciência. As medidas sanitárias aplicadas pelas autoridades sempre despertaram reações antagónicas pelas privações a que sujeitavam as populações atingidas. A partir de meados do século XIX os jornais diários foram veículos fundamentais na transmissão dos conhecimentos científicos, dos conselhos e normas sanitárias e das discussões que essas novidades originaram. 
ER  -