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Raposo, P. (2018). Narrativas digitais nas formas de protesto político contemporâneo: pesquisando livestreamers (mídia alternativa) em tempo real. IV Congresso da AIBR.
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P. J. Raposo,  "Narrativas digitais nas formas de protesto político contemporâneo: pesquisando livestreamers (mídia alternativa) em tempo real", in IV Congr.o da AIBR, Granada, 2018
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	howpublished = "Digital",
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TY  - CPAPER
TI  - Narrativas digitais nas formas de protesto político contemporâneo: pesquisando livestreamers (mídia alternativa) em tempo real
T2  - IV Congresso da AIBR
AU  - Raposo, P.
PY  - 2018
CY  - Granada
UR  - http://2018.aibr.org/es/programa/buscador
AB  - As narrativas digitais têm sido amplamente desenvolvidas no contexto de luta política nos chamados novíssimos movimentos sociais. Seja pelo recurso a blogues, redes sociais e hubs digitais configurando e disseminando retóricas e discursos alternativos aos média convencionais, seja pelo recurso a formas e tecnologias de transmissão de conteúdos virtuais (Twitter, Facebook, LiveStreaming), os movimentos sociais contemporâneos estão apostando forte nessa nova e ampla paisagem mediática. A figura do livestreamer tem vindo a emergir (até sob uma forma de profissionalização política) adquirindo qualidades de contador de estórias, periodista de contra-cultura e de mobilizador político. Filmar contando o que se passa no cenário filmado, muitas vezes sem grande preocupação com enquadramentos imagéticos, torna-se uma performance narrativa particular. Fazer investigação nestes contextos e nestas condições implica um certo reordenamento conceptual dos instrumentos de recolha, inquérito e registo etnográfico  – etnografia digital, e-questionários, conversas em tempo real, em chat ou em fóruns, entrevistas por email, etc. A etnografia com livestreamers por um lado reclama uma etnografia da fala e da narrativa cujos contornos são já clássicos na antropologia, e por outro lado, amplifica ainda este questionamento, uma vez que não se trata apenas de analisar narrativas sob a forma de fala (ainda que performática), mas também de produção de imagens e, particularmente, de novos meios de difundir e fazer circular essas narrativas.
ER  -