Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Sequeira, Marta (2014). For from design and through design and for design are all things. Revista Lusófona de Arquitectura e Educação. 1, 77-93
Export Reference (IEEE)
M. S. Carneiro,  "For from design and through design and for design are all things", in Revista Lusófona de Arquitectura e Educação, no. 1, pp. 77-93, 2014
Export BibTeX
@article{carneiro2014_1716178426355,
	author = "Sequeira, Marta",
	title = "For from design and through design and for design are all things",
	journal = "Revista Lusófona de Arquitectura e Educação",
	year = "2014",
	volume = "",
	number = "1",
	pages = "77-93",
	url = "http://hdl.handle.net/10174/12785"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - For from design and through design and for design are all things
T2  - Revista Lusófona de Arquitectura e Educação
IS  - 1
AU  - Sequeira, Marta
PY  - 2014
SP  - 77-93
SN  - 1646-592X
UR  - http://hdl.handle.net/10174/12785
AB  - A investigação académica em arquitectura tem sido, genericamente, uma actividade teórica que tem estado afastada do âmago da disciplina, orientando-se para âmbitos complementares. São comuns as investigações analíticas – de carácter histórico, teórico, construtivo ou tecnológico –, e as teses propositivas – sobretudo no âmbito da construção e da tecnologia. Há ainda muitas investigações nesta área científica que em boa verdade encontram melhor enquadramento noutros domínios. No entanto, raras e quase desconhecidas são as teses com base projectual, e em que não exista contraposição nem exclusão entre teoria e prática, mas sim plena complementaridade. Esta comunicação parte então de uma pergunta que parece bastante natural e consequente com este cenário: de que modo poderá ser estabelecido um novo paradigma, em que a arquitectura seja compreendida e descrita como um modo específico de gerar e disseminar conhecimento, desmistificando-se e concretizando-se o conceito de investigação e formação avançada em arquitectura com base na investigação em projecto?
ER  -