Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Sequeira, Marta (2014). For from design and through design and for design are all things. Revista Lusófona de Arquitectura e Educação. 1, 77-93
M. S. Carneiro, "For from design and through design and for design are all things", in Revista Lusófona de Arquitectura e Educação, no. 1, pp. 77-93, 2014
@article{carneiro2014_1731979409979, author = "Sequeira, Marta", title = "For from design and through design and for design are all things", journal = "Revista Lusófona de Arquitectura e Educação", year = "2014", volume = "", number = "1", pages = "77-93", url = "http://hdl.handle.net/10174/12785" }
TY - JOUR TI - For from design and through design and for design are all things T2 - Revista Lusófona de Arquitectura e Educação IS - 1 AU - Sequeira, Marta PY - 2014 SP - 77-93 SN - 1646-592X UR - http://hdl.handle.net/10174/12785 AB - A investigação académica em arquitectura tem sido, genericamente, uma actividade teórica que tem estado afastada do âmago da disciplina, orientando-se para âmbitos complementares. São comuns as investigações analíticas – de carácter histórico, teórico, construtivo ou tecnológico –, e as teses propositivas – sobretudo no âmbito da construção e da tecnologia. Há ainda muitas investigações nesta área científica que em boa verdade encontram melhor enquadramento noutros domínios. No entanto, raras e quase desconhecidas são as teses com base projectual, e em que não exista contraposição nem exclusão entre teoria e prática, mas sim plena complementaridade. Esta comunicação parte então de uma pergunta que parece bastante natural e consequente com este cenário: de que modo poderá ser estabelecido um novo paradigma, em que a arquitectura seja compreendida e descrita como um modo específico de gerar e disseminar conhecimento, desmistificando-se e concretizando-se o conceito de investigação e formação avançada em arquitectura com base na investigação em projecto? ER -